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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143631
Title: 
Iniciação à arte da capoeira como atividade pedagógica
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
A capoeira é uma arte afro-Brasileira criada através da opressão de um povo, na qual se vê claramente os aspectos artísticos e culturais integrados entre si, por se tratar de uma atividade desportiva pluricultural sugeridos pelos (PCNs) orientados pela nova LDB, como também são assegurados pela constituição brasileira (cap. III art. 215 §1º) e por ser obrigatoriedade da instituição de ensino respeitar a cultura de cada aluno e dar-lhe acesso à cultura de outros grupos sociais. Capoeira é luta na qual a vitória se dá junto ao oponente, e esporte que na sua forma técnica permite a criança e ao adolescente o desenvolvimento de sua cultura corporal.Essa atividade no contexto escolar tem por finalidade atender as necessidades físicas psíquicas e culturais de cada aluno, tendo uma grande movimentação corporal por isso ligada principalmente com a Educação Física. Despertar ao praticante a descoberta de sua cultura e de sua capacidade intelectual desenvolvendo sua auto confiança. Proporcionar ao aluno uma noção de teórico-prático da arte, através de movimentos físicos e da disciplina esportiva. Socializar a criança e adolescente através de intercâmbios com outros núcleos de ensino. Estimular a criatividade do aluno com aulas de musicas ajudando buscar sua auto-estima. Desenvolver a cultura afro-brasileira, através da capoeira, uma vez que a mesma está profundamente ligada à formação da cultura nacional. O método é fazer aulas diversificadas e não repetir a mesma preparação física à alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Público Municipal. As aulas se constituem de exercícios leves para aquecimento das articulações exercícios específicos para a flexibilidade dorsal e de cintura pélvica. No decorrer da aula serão efetuados movimentos de capoeira, como a ginga e movimentos de equilíbrio e de esquiva, sendo inicialmente executados individualmente, para o domínio do corpo. Durante as aulas serão efetuadas brincadeiras para descontração e entrosamento, auxiliando e fortalecendo a cordialidade e o companheirismo. Ser capoeirista é mais que aprender a lutar bem. É necessário entender as características da luta e sua origem histórico-social. Sendo realizado em mais de uma escola após algumas semanas de efetivo ensaio, poderá ser feito rodas de capoeira com outros alunos de outras escolas para desenvolver o intercâmbio entre os praticantes. Espera-se que os alunos desenvolvam suas capacidades corporais, e suas capacidades intelectuais. Compreensão da cultura afro-brasileira, através da capoeira, tendo conhecimento histórico-social, consequentemente uma melhora no desenvolvimento escolar e comportamental
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 095
Time Duration: 
095
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143631
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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