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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143637
- Title:
- Programa de monitoramento da disciplina de matemática
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Neste trabalho apresentamos os resultados de algumas observações e intervenções realizadas durante o projeto vinculado ao Programa de Monitoramento da disciplina de Matemática, uma parceria do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da FCT/Unesp, coordenado pelo professor Dr. José Roberto Nogueira, com a escola estadual Professor Miguel Omar Barreto . O projeto abriga sub-projetos que trabalham aspectos relacionados ao ensino dentro da escola. Segue uma relação dos sub-projetos vinculados, com suas características - Clube da Revistinha, incentiva a leitura, Flautomar, ensino de flauta, Dançomar, aulas de dança, Artemática, trabalha a interdisciplinaridade, Treinamento em xadrez, estimula o raciocínio lógico formal através de aulas de xadrez, Plantomar, plantão de dúvidas de matemática e física, Cursomar, preparação para vestibular, Grupo de Apoio, trabalha com as dificuldades dos alunos, Teatromar, grupo de teatro, Grupo de Estudos de Matemática, prepara alunos para as olimpíadas. Resgatar a cidadania, recuperando a auto-estima das crianças, propiciando alegria e entusiasmo nas aulas. O projeto possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças através de problemáticas (envolvendo lógica), e outras atividades que lhes permitem trabalhar em grupo, neste momento as crianças necessitam criar seus próprios argumentos e expressá-los, para que os demais aceitem suas opiniões, e vice-versa, esta troca de opiniões propicia um ambiente de cidadania, colaborando na formação dos alunos também quanto cidadão. Assim as crianças tornam-se mais autônomas e competentes. As atividades deste projeto são desenvolvidas in loco, durante o ano letivo, em horários diferentes aos das aulas regulares. Cada uma dessas atividades é monitorada por um aluno do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/Unesp. Todos os alunos da escola podem participar, basta demonstrar interesse e disciplina, o projeto não pode atrapalhar o rendimento escolar, ao contrário, deve trazer benefícios. Todo o trabalho realizado proporcionou aos alunos chances e oportunidades de complementar seu aprendizado na disciplina de matemática e melhorar a sua formação como cidadão através das outras atividades de recreação e cultura, e, aos monitores proporcionou a oportunidade de vivenciar o cotidiano da sala de aula enriquecendo a formação acadêmica.
- 2005
- CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 122
- 122
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143637
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