You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143643
Title: 
Projeto trilhando pelos solos: uma experiência com alunos da rede pública sobre ensino de solos
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O Projeto TRILHANDO PELOS SOLOS vem sendo desenvolvido junto ao Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da FCT/UNESP desde fevereiro 2004. O referido trabalho compreende a elaboração de materiais didáticos que ajudam a ilustrar conceitos e conteúdos pertinentes aos processos de formação, desenvolvimento, características físicas, conservação/degradação do recurso natural solo. Com a estrutura montada, tais conhecimentos são trabalhados com alunos predominantemente do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, instigando-os a discutir de que forma cada uma dessas variáveis passa a ter implicações no âmbito econômico, social e ambiental. As visitas são possíveis mediante agendamento prévio sendo monitoradas por estagiários do Curso de Geografia, bem como pelos coordenadores do projeto. o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de materiais didáticos que ajudem a ilustrar conteúdos pertinentes a solo (maquetes, cartilhas, macropedolitos, kits, painéis, etc.). Além disso, o projeto tem sido estendido à comunidade, principalmente alunos da rede pública, oferecendo oportunidades de reflexões sobre a problemática ambiental mediante o mundo globalizado. Elaboração de materiais didáticos usando material reciclado como garrafas Pett para reconstituição de perfis de solos bem como metodologias consagradas como, por exemplo, para elaboração de macropedolitos, preconizada por Kiehl (1979), recebimento das visitas previamente agendadas (tempo aproximado para cada turma é de aproximadamente quarenta minutos). em um ano e meio de trabalho, o Projeto foi prestigiado com a visita de mais de 1.500 alunos de escolas públicas, privadas, cursos técnicos e grupos de professores (Teia do Saber). Durante a visita, há uma rica troca de experiências e abre-se espaço para discussões e reflexões num esforço de promover debates integrando conteúdos sócio-ambientais, uma vez que se acredita que o exercício da cidadania aconteça mediante exercícios como esses.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 171
Time Duration: 
171
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143643
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.