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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143665
Title: 
Capacitação de docentes da escola pública estadual: projeto teia do saber
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Introdução: A Secretaria da Educação, Governo do Estado de São Paulo tem investido em programas de pósgraduação e cursos de capacitação para professores, educadores e funcionários, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão pedagógica e as práticas desenvolvidas nas salas de aula. Esses cursos de capacitação contam com as equipes das Diretorias de Ensino e com instituições de ensino superior especialmente contratadas para conceber e executar projetos de formação continuada a partir das demandas formuladas pela D.E. Desse contexto surge o Projeto Teia do Saber que vem sendo desenvolvido no Campus de Ilha Solteira, desde 2003. Objetivos: A formação continuada dos educadores abrange o trabalho de fundamentação teórica reunida com suas vivências profissionais, visando mantê-los atualizados sobre novas metodologias de ensino voltadas para práticas inovadoras. Métodos: Trabalhando com profissionais do Ensino Médio, nas áreas de Ciências e Matemática, o projeto faz uso de avançadas técnicas de ensino com softwares tais como: WinGeom - software utilizado para construções geométricas de alta precisão em duas ou três dimensões. Cabri Géomètre - poderosa ferramenta para o estudo de Geometria. Permite criar e explorar figuras geométricas de forma interativa. WinPlot - ferramenta didática para o ensino da Geometria Analítica (plana e espacial), além da informática básica e Internet, com ênfase em sistemas de busca. E ainda, trabalhando de modo concomitante e complementar uma estrutura de ensino à distância, o AulaNet, instalado e em crescente desenvolvimento na FEIS desde 2002, garante a continuidade de estudos e o vislumbrar de um novo horizonte didático por parte dos participantes. O trabalho dos Docentes da Unesp junto aos professores participantes do projeto baseia-se na abordagem de temas conhecidos, presentes na grade curricular do ensino médio, porém com uma abordagem moderna e inovadora, utilizando práticas informatizadas ou não, visando a melhor fixação dos conteúdos aprimorando o desenvolvimento das competências desejadas. Resultados: Em todo o estado de São Paulo, foram realizadas, até julho deste ano, 110 mil capacitações de educadores apenas do ensino médio. Uma vez que o projeto realizado em Ilha Solteira conta com sua terceira versão, tem-se hoje uma base sólida de comparação, na qual se pode distinguir ente o professor que já absorveu a proposta dessas novas metodologias, os que impõem uma resistência às inovações e aqueles que buscam um “algo mais” em tudo que lhes é apresentado, de um modo geral a associação de tecnologias inovadoras com práticas bem estruturadas e dinâmicas proporciona o sucesso dessa iniciativa.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 063
Time Duration: 
063
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143665
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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