Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143699
- Title:
- O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Abordar a saúde como um tema transversal no currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas, e não de pacientes, capazes de participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva e de valorizar a saúde como direito e responsabilidade social. Instrumentalizar os participantes para o letramento digital, conscientizar educadores do ensino médio e fundamental sobre a importância do tema transversal saúde no contexto educacional brasileiro, discutir diferentes perspectivas da educação para a saúde, promover o delineamento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema e refletir sobre o papel do educador como modelo em sala de aula. Os temas foram desenvolvidos em 6 módulos com duração de 15 dias, nos quais os educadores participaram de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizado WebCT, como construção de página pessoal, leitura do conteúdo dos módulos, pesquisa em mídia impressa e virtual para expansão do conhecimento sobre os assuntos abordados, elaboração de textos reflexivos sobre suas próprias experiências educacionais, interação com outros participantes e com instrutores nos fóruns de discussão, upload de tarefas, avaliações e auto-avaliações. Os módulos trabalhados abordaram os seguintes conteúdos: 1º módulo - introdução, apresentações, estrutura e funcionamento do curso (módulos, tarefas, uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizado) e primeira tarefa (reconhecimento, navegação, escolha de textos, postagem no Fórum de Discussão e construção da página pessoal (homepage do estudante), dentro do WebCT, 2º módulo - apresentação do tema saúde física (crianças, adolescentes e adultos), a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema, 3º módulo - tarefas com leituras sobre sites e textos virtuais com o tema saúde física, elaboração de tarefas e discussões no fórum, 4º módulo - saúde financeira - levantamento de necessidades financeiras e avaliação da saúde financeira, utilização do tema na sala de aula, 5º módulo - saúde emocional - noções de análise transacional, 6º módulo: discussão e fechamento das atividades, avaliação e auto-avaliação. Com base nas avaliações, auto-avaliações e depoimentos coletados, pudemos constatar que os objetivos delineados foram plenamente alcançados por 57,5% dos educadores que finalizaram o curso, os quais realizaram um total de 324 postagens. O número inicial de participantes era de 40 educadores (professores, assistentes técnicos pedagógicos e gestores) de escolas públicas estaduais. Esta experiência enfatizou o papel da extensão do conhecimento gerado na universidade para a escola de ensino fundamental e médio, utilizando-se as ferramentas de educação a distância para ampliar as possibilidades de oferecimento e de acesso.
- 2005
- CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 214
- 214
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143699
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.