You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143715
Title: 
Anatomia humana para ensino fundamental e médio
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Este projeto nasceu para atender aos anseios de professores e alunos das escolas do ensino fundamental e médio da região circunvizinha à cidade de Rio Claro que adotam em seus programas pedagógicos visitas aos centros de referência da área de Ciência e Tecnologia como nossa Universidade. Por outro lado, atende também aos desejos dos alunos dos cursos de Educação Física e de Ciências Biologia do Instituto de Biociências que devido à afinidade com a disciplina de Anatomia Humana, se envolveram com o projeto e utilizam o espaço como uma oportunidade para aprofundar e demonstrar seus conhecimentos. Dar uma visão geral sobre a anatomia do corpo humano e ao mesmo tempo contribuir para despertar a vocação educacional dos visitantes para a área das ciências biológicas. Deste projeto participam os alunos da graduação que já tenham passado pela disciplina de Anatomia Humana nos seus respectivos cursos. As apresentações duram de 2 a 4 horas. Utilizamos diferentes maneiras de se enfocar o corpo humano, e para isto, dispomos de uma coleção completa de peças anatômicas artificiais (Deutsches Hygiene Museum Dresdem), além de uma coleção de peças anatômicas naturais fixadas em formol, as quais são demonstradas pelos alunos monitores, reunidas nos diferentes sistemas orgânicos. A exceção são os alunos da pré-escola que eventualmente nos visitam. Estes participam de uma aula onde utilizamos os manequins de plástico, e de maneira lúdica fazemos um reconhecimento dos principais órgãos, seu tamanho, sua localização e suas respectivas funções. Todos estes alunos são acompanhados pelos seus respectivos professores de ciências, que de uma maneira geral aproveitam a oportunidade para reciclar seus conhecimentos e se atualizar no que se refere à anatomia do corpo humano. Durante as visitas demonstramos os órgãos e as estruturas anatômicas mais importantes e interessantes do corpo humano, o que contribui para sedimentar de maneira prática os conhecimentos adquiridos de maneira teórica pelos alunos visitantes nas suas escolas de origem. Nesta oportunidade, existe um rico contato dos alunos visitantes com os órgãos que compõe o corpo humano e através da disciplina de anatomia humana, acabam despertando a vocação para a área de ciências biológicas ou da saúde. Os alunos monitores e estagiários que atuam no projeto, ao se prepararem para as explicações, devem ampliar os conhecimentos na matéria e têm oportunidade para ensaiar a atividade didática que é inerente à sua futura profissão. Ao demonstrarem o corpo humano de uma maneira interessante, curiosa e inesquecível, estreitam os laços entre os alunos do ensino fundamental e médio com a Universidade.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 184
Time Duration: 
184
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143715
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.