Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143717
- Title:
- O tema sexualidade em sala de EJA: uma abordagem
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Este trabalho é um relato de experiência que versa sobre a discussão da sexualidade proposta para uma turma de adultos, em classe de educação de jovens e adultos. A sexualidade é tema de discussão e preocupação na educação regular, mas pouco discutida na educação de jovens e adultos. O presente trabalho foi desenvolvido com adultos que participam do PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) da Unesp Campus de Rio Claro, no segundo semestre de 2004. A turma era composta por 6 educandos, sendo 5 mulheres e 1 homem. As discussões foram realizadas durante 2 meses, em encontros semanais, tendo duração de duas horas cada encontro. Oportunizar a abordagem de temas que são considerados tabu, oportunizar a abordagem de temas que requeiram esclarecimentos científicos, ampliar as noções sobre sexualidade focalizando os seus múltiplos aspectos biológicos, culturais e afetivos. Os encontros foram organizados conforme o envolvimento dos adultos com o tema da sexualidade. Ressalte-se que a estratégia de diálogo com a turma pautou, desde os primeiros contatos estabelecidos, a proposição das atividades, o levantamento dos temas, o encaminhamento dos procedimentos para as discussões e considerações coletivamente feitas ao final. No primeiro encontro foi apresentada aos educandos a idéia e proposta de trabalho. Os educandos concordaram com a proposta e seqüência do mesmo e, para iniciar as atividades, houve a realização de uma dinâmica, com a finalidade de investigar e discutir os conhecimentos prévio dos educandos. Num encontro seguinte, a intenção era investigar e conhecer o que os educandos pensavam sobre a sexualidade, através de questionário de múltipla escolha (sugestão dos educandos). Para enriquecer nossas discussões, em um dos encontros, que se seguiram, assistimos ao filme Num lago dourado , que tratava de temas como o envelhecimento, depressão, o medo da morte, relacionamento entre homem e mulher, relação entre pais e filhos e entre jovens e idosos. Durante os encontros os educandos colocavam suas dúvidas e relatavam suas experiências. As dúvidas mais freqüentes eram sobre o homossexualismo, pois para alguns educandos, o homossexualismo referia-se somente a relação afetiva entre dois homens, e que mulheres não poderiam ser consideradas como homossexuais. Baseando-se nos comentários feitos pelos participantes do trabalho pode-se considerar que este trouxe novas informações a respeito da sexualidade como um todo e especialmente na idade adulta. Não é possível afirmar que houve mudança na vida pessoal dos educandos após o trabalho, mas é possível prever, que outros modos de ver as relações pessoais e a sexualidade foram incorporados ao pensamento já existente por cada educando.
- 2005
- CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 111
- 111
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143717
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.