You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143728
Title: 
Perfil da clientela da universidade aberta à terceira idade do campus de são josé do rio preto/sp (unati/unesp-ibilce)
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
Abstract: 
O Brasil experimentou, ao encerrar o século XX, um acentuado aumento da população com mais de sessenta anos, que representará 10% da população total ao terminar a primeira década do século XXI. Esse contingente populacional tem experiência de vida, qualificação e potencialidades a oferecer à sociedade. Os programas voltados para idosos em universidades brasileiras têm propósitos comuns em busca de uma velhice bem sucedida, promovendo a auto-estima e o resgate da cidadania. O programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Câmpus de São José do Rio Preto/SP (UNESP-IBILCE) tem como objetivo proporcionar aos idosos o acesso à universidade para a participação de atividades educativas, socioculturais e de ação comunitária. No presente trabalho foi realizado um estudo socio-econômico epidemiológico dos alunos inscritos nos cursos da UNATI. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação individual de um questionário dividido em cinco blocos: Informações Gerais, Condição Familiar e Social, Condições Econômicas, Condição de Saúde e Informações sobre o Programa da UNATI. Foram entrevistados 178 alunos. Os dados indicaram: maior freqüência do sexo feminino (85,4%), idade mediana dos participantes entre 50 e 59 anos, maioria branca (85,4%), ensino superior completo (34,8%), classe social predominante média (52,2%). No bloco Condição de Saúde ficou perceptível as taxas mais altas de hipertensão (24,7%) e os problemas de coluna (26,4%), opondo-se à pequena taxa de depressão (14%). Os beneficiários do programa da UNATI, em geral, consideraram os cursos oferecidos muito bons, representando uma forma de aquisição de conhecimentos e de convívio social, sendo os mais procurados: Línguas (40,45%), Artesanato (33,15%) e Computação (28%). Conclusão: A partir dos dados obtidos pretende-se estabelecer metas para a elaboração e o oferecimento dos cursos e, sobretudo, para a melhoria do atendimento à clientela da UNATI. O retorno dessa faixa populacional ao meio acadêmico proporciona o cumprimento de uma das funções básicas da universidade junto à comunidade. PROEX /UNESP
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 216
Time Duration: 
216
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143728
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.