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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143745
Title: 
Internet como espaço de colaboração entre escolas: o exemplo do projeto olimpíadas
Author(s): 
Silva, Rodrigo Montenegro Reis
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Grande parte das atuais propostas de projetos envolve o uso de um suporte computacional, principalmente a Internet, que tem conquistado uma grande importância na educação. Quando um projeto se desenvolve num ambiente virtual, ele é denominado projeto telecolaborativo. A Internet pode ser usada como meio de aproximação, comunicação e pesquisa. Na maioria dos projetos telecolaborativos, estudantes de várias escolas se encontram em um ambiente virtual, ou trocam correspondência através de e-mail. Conforme a proposta do projeto, eles utilizam diferentes ferramentas que o computador e a Internet disponibilizam tais como: correspondência por e-mails, reuniões virtuais em salas de bate-papos, pesquisas com sites de busca, fóruns, murais, entre outros. A pesquisa é uma etapa importante no trabalho com projetos. Ao usar a Internet para pesquisa, os alunos, individualmente ou em grupo, desenvolvem, ao longo do projeto, a capacidade de buscar, localizar, selecionar e recolher informações. Desenvolvem também a capacidade de organizar e comunicar essas informações. Sendo assim, a Internet proporciona a possibilidade de vários estudantes participarem num mesmo projeto mesmo sendo de escolas diferentes, de países diferentes, ou até de línguas diferentes. Isso amplia a articulação entre os grupos e a necessidade de negociação. Além disso, um tema pode ser tratado sob diferentes perspectivas, inclusive culturais. Descrever a implementação de um projeto telecolaborativo em escolas da Rede Pública de ensino. O Projeto Olimpíadas foi realizado no segundo semestre de 2004, onde trabalhamos com mais de 50 crianças. Todas com idade entre 11 e 15 anos, respectivamente de 5ª, 6ª e 8ª séries em duas escolas da rede pública de ensino na cidade de Rio Claro. Nosso trabalho foi desenvolvido na sala de informática das escolas, em horário de aula. Trabalhamos com um grupo de alunos escolhidos pelos professores, enquanto os docentes permaneciam em suas salas de aula com o restante das turmas. A Internet foi um meio muito eficaz de aproximação e comunicação. As ferramentas do ambiente virtual utilizado, ou seja, a sala de bate-papo, o correio eletrônico, os perfis individuais e o mural, foram muito utilizadas pelos alunos. Todos usaram a Internet como fonte de pesquisa e a maioria mostrou que já tinha grande habilidade de procurar e encontrar informações específicas na Internet. Sendo assim, a investigação foi uma das características desses projetos, e, conforme palavras de Skovsmose (2000), a investigação pode dar a Educação Matemática uma dimensão crítica . Destacamos também o caráter de inclusão social deste projeto uma vez que possibilitou o acesso a Internet, um símbolo da nossa época, a estudantes da rede pública de ensino.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 096
Time Duration: 
096
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143745
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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