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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143877
Title: 
Os valores-notícia na cobertura do O Estado de S. Paulo sobre a Record News: diversidade, relações midiáticas e concorrência
Other Titles: 
The news values in coverage of "O Estado de S. Paulo" about "Record News": diversity, midiatic relations and competition
Author(s): 
Vieira, Renan Milanez
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Não recebi financiamento
Abstract: 
  • A presente pesquisa teve por objetivo analisar a noticiabilidade presente na cobertura feita pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre a Record News, identificando o que foi notícia, a fim de buscar indícios que demonstrem de que forma um meio de comunicação cobre outro. Por hipótese, considerou-se que fatores decorrentes das relações midiáticas influenciaram essa produção jornalística, fazendo com que brigas e conflitos ocasionados por conta do lançamento de uma emissora segmentada recebessem grande evidência enquanto que abordagens de interesse público, como o papel do Estado e da sociedade nesse processo, não foram devidamente trabalhadas. A metodologia para cumprir ao que foi estipulado foi a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). Como referencial teórico, as obras de Sousa (2004), Rodrigo Alsina (2009), Traquina (2012, 2013), Wolf (2012) e Pena (2013) serviram como base para traçar um panorama acerca das Teorias do Jornalismo, expor teorizações sobre o que é o acontecimento, relacionando essas ideias com os conceitos de noticiabilidade e valores-notícia, que fazem parte da abordagem do Newsmaking. Já os trabalhos de Napolitano (2009, 2012, 2014), Jambeiro (2009), Wimmer (2008), contribuíram para apresentar o que se entende pelo Direito à Comunicação, além da análise do que está em vigor sobre esse assunto na atual Constituição. Os paradigmas que fundamentaram os modelos de radiodifusão existentes, bem como as características que marcam o sistema brasileiro foram mencionados conforme Santos e Silveira (2007), Ramos (2007) e Lima (2004, 2011). Os resultados alcançados comprovaram a hipótese formulada, o que leva a considerar que explorar a competição midiática é um elemento considerado pelos jornalistas como atrativo, capaz de chamar a atenção do público. Ao mesmo tempo, para as organizações equivale a uma maneira de expor indiretamente críticas e opiniões sobre os adversários a fim de se manter o cenário econômico inalterado, podendo prejudicar o aperfeiçoamento de empresas recentes.
  • This research aimed to analyze the newsworthiness present in the coverage of the newspaper O Estado de S. Paulo on Record News, identifying what became news, in order to seek evidence to demonstrate how a comunication vehicle covers another one. It was supposed that factors arising from media relations had influenced this journalistic production, causing conflicts due to the release of a segmented TV station, received great evidence while public interest approaches, the function of the state and of society in the process, have not been adequately focused. The methodology used to realize what was programed was the content analysis, according to Bardin (2011). As a theoretical references, the bibliographic production of Sousa (2004), Rodrigo Alsina (2009), Traquina (2012, 2013), Wolf (2012) and Pena (2013) was used as a basis to describe a historic line about Journalism theories, exposing theories about what is considered event, relating these ideas with the concepts of newsworthiness and news values, which are part of the Newsmaking approach. Otherside, Napolitano (2009, 2012, 2014), Jambeiro (2009), Wimmer (2008), contributed to present what is meant by the Right to Communication in addition to the analysis of what is present on this subject in the current Constitution. The paradigms that underlie existing broadcasting models, as well as the items that characterize the Brazilian system was mentioned by Santos and Silveira (2007), Ramos (2007) and Lima (2004, 2011). The results found confirmed the formulated hypothesis, which leads to the conclusion that explore the media competition is an element judged by journalists as attractive, able to draw attention of the public. At the same time, for organizations amounts it's a way to expose indirectly critical opinions about their opponents in order to maintain the economic environment unchanged, what could harm the improvement of recent companies.
Issue Date: 
12-Aug-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Jornalismo
  • Direito à Comunicação
  • O Estado de S. Paulo
  • Newsmaking
  • Record News
  • Journalism
  • Right to Communication
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143877
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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