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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143914
Title: 
Educação e cidadania política em José Pedro Varela: a reforma vareliana como instrumento de democracia e progresso no Uruguai (1865-1881)
Other Titles: 
Education and political citizenship in José Pedro Varela: the varelian reform as instrument of democracy and progress in Uruguay (1865-1881)
Author(s): 
Diana, Elvis de Almeida
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Sponsorship Process Number: 
FAPESP: 2014-06151-3
Abstract: 
  • Este trabalho tem por objetivo realizar uma discussão acerca do ideário de José Pedro Varela (1845-1879) e a sua proposta de uma reforma educacional no Uruguai caudilhista do século XIX, a partir de uma perspectiva situada no campo da História Intelectual. Neste sentido, propomos, por meio do conceito de “contextualismo lingüístico” de Quentin Skinner e John G. A. Pocock, relacionar as ideias políticas de Varela com os principais debates e publicações realizadas por esse intelectual no período trabalhado sobre a questão da educação pública no Uruguai. Partimos do pressuposto de que, por meio das propostas de educação estabelecidas por ele, existe uma intenção política mais ampla que visava a implementação da democracia e a consolidação das práticas republicanas no país. Além disso, acreditamos que, por meio das propostas de Varela, existe uma ideia de como deveria ser o Uruguai, em termos de estabilidade política e social. Para que “tal projeto de Uruguai” seja desvelado de seus escritos, utilizaremos escritos do autor em alguns periódicos e jornais da época, além das obras La Educación del Pueblo e La Legislación Escolar, também de sua autoria. Da mesma forma, por meio da análise dos espaços de sociabilidade e os “microclimas” – nos dizeres de Jean François Sirinelli - dos homens de letras no país, recorreremos eventualmente aos escritos de alguns de seus contemporâneos, como Carlos María Ramírez, Agustin de Vedia, Lucas Herrera y Obes, Juan Zorrilla de San Martin, entre outros, para que possamos ter uma maior compreensão acerca dos embates em torno da questão educacional e, conseqüentemente, do projeto republicano de nação uruguaia nela inserido.
  • The present work, situated in the field of Intellectual History, aims to focus a discussion towards José Pedro Varela‟s (1845 -1879) ideas for an educational reform in Uruguay on nineteenth century. Therefore, we propose, through Quentin Skinner e John G. A Pocock‟s “linguistic conceptualism”, a relation between Varela‟s ideas and the main debates and publications about public education issues in Uruguay. Our hypothesis that his educational propositions intend to accomplish a wider political project that aimed to implement democracy and the consolidation of republican practices. Besides that, we believe that Varela‟s propositions build a projection of how Uruguay should be in terms of social and political stability. To discover this “project of Uruguay” in his writings, we are going to utilize as historical sources some texts published in newspapers back in those days, beside his works La Educación del Pueblo and La Legislción Escolar. Yet, for the purposes of the analyzing the Uruguayan intellectual‟s sociability spaces and their “microweathers” – in Jean François Sirinelli‟s terms – we are going the recur eventually to the writings of Varela‟s contemporaries, such as Carlos MaríaRamírez, Agustin de Vedia, Lucas Herrera y Obes, Juan Zorrilla de San Martin, and others, in order to get a wider comprehension about the educational struggles e, by the consequence, Uruguayan republican project attached to it.
Issue Date: 
15-Aug-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Uruguai
  • Condições sociais
  • Reforma do ensino
  • Uruguay
  • Social Conditions
  • Education Reform
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143914
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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