Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144019
- Title:
- As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa
- Lima, Jaqueline Moreira Ferraz de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- A literatura Infantil tem grande relevância no processo de alfabetização, ajudando as crianças a se apropriarem da escrita, e da leitura e a compreensão do mundo. Dada a grande importância da literatura, o Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem a literatura como uma das bases do programa, considerando-a como um dos fios que conduz a criança no processo de alfabetização. Este trabalho faz uma análise em oito obras oferecidas pelo PNAIC aos professores alfabetizadores de escolas conveniadas, a fim de identificar em que momentos tais obras reproduzem a ideologia do machismo, que consideramos uma verdadeira peste nas relações sociais desde o advento da propriedade privada, e em que momentos tais obras oferecem subsídios para um trabalho de problematização daquela ideologia. Nas análises nós identificamos que ao representar o gênero feminino emergiram os estereótipos, a misoginia, o trabalho feminino e a mulher nas relações familiares como elementos centrais no conjunto dos oito livros analisados. Concluímos que a literatura não está livre da luta ideológica, onde podemos incitar e iniciar debates e mudança, ou preservar ideologias em estado latente
- 2016
- LIMA, Jaqueline Moreira Ferraz de. As abordagens sobre gênero nos livros de literatura infantil no Programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 81 f. +. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
- 81 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Literatura infantojuvenil
- Machismo
- Identidade de gênero na literatura
- Alfabetização
- Misoginia
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/144019
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.