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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144021
Title: 
Contradições do processo de escolarização: jovens e privação de liberdade
Author(s): 
Barros, Clara Mauerberg de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Este trabalho busca compreender o sentido que a escola/educação tem para os jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é privado de liberdade os adolescentes autores de atos infracionais, com o objetivo de reeducá-los/disciplinálos para a vida em sociedade. Em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, estão incluídos jovens que já passaram pela internação e cumprem a medida em meio aberto, com a obrigatoriedade de frequentar a escola. Será analisado o conhecimento da história de vida dos jovens no que se refere ao seu processo de escolarização anterior à sua internação na Fundação Casa e, em alguns casos, posterior à sua saída e levantamento das principais dificuldades de frequência às aulas na rede pública, quando reinseridos por força da medida socioeducativa
Issue Date: 
2016
Citation: 
BARROS, Clara Mauerberg de. Contradições do processo de escolarização: jovens e privação de liberdade. 2016. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
Time Duration: 
38 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Brasil [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]
  • Educação
  • Escolarização
  • Medidas socioeducativas
  • Liberdade condicional juvenil
  • Escolas - Frequencia
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/144021
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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