Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144025
- Title:
- O papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SP
- Almeida, Aline de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A Avaliação Institucional Participativa (AIP) inicia-se a partir das experiências e estudos em nível da Educação Superior. A AIP segundo teóricos da área compreende a avaliação como interna à escola e sob seu controle, fundamentandose em princípios de participação democrática dos atores envolvidos no processo educacional para estabelecimento de um pacto de qualidade negociada em contraposição ao modelo de avaliação externa e em larga escala, focadas no desempenho dos alunos em provas, atualmente difundido pelas políticas educacionais. Este trabalho tem por objetivo analisar a Avaliação Institucional em seu aspecto participativo, buscando compreender como se constituem e se articulam as Comissões Próprias de Avaliação, seus pressupostos teóricos, as especificidades em experiências de AIP aplicadas na Educação Básica. Para isso realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando enquanto métodos de estudo o levantamento bibliográfico acerca da experiência de implantação da AIP enquanto política educacional no Ensino Fundamental da rede pública municipal de Campinas-SP e documental da legislação que norteia e regulamenta tais processos de AIP na Educação na mesma rede de ensino. Conclui-se que a AIP é uma prática avaliativa que pode ajudar na melhoria educativa, pois possui potencialidade enquanto instrumento democrático
- 2016
- ALMEIDA, Aline de. O papel da Comissão Própria de Avaliação no processo de Avaliação Institucional Participativa da Educação Básica: a experiência no município de Campinas - SP. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
- 47 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Avaliação educacional
- Educação e Estado
- Escolas - Organização e administração
- Escolas - Avaliação
- Campinas (SP)
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/144025
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.