Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144026
- Title:
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores
- Menegueti, Rafaelle Aparecida
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Este trabalho teve como objetivo o estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com base em seus quatro eixos norteadores (formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização e controle social). O programa foi instituído em 2013 se embasando nos estudos de Alfabetização - Língua Portuguesa em interface com os demais conteúdos escolares, por meio dos Direitos de Aprendizagem. Em 2014, o material focou a Alfabetização Matemática com aprofundamento em Língua Portuguesa. O procedimento metodológico adotado, foi o da análise documental, sendo utilizado as publicações oficiais do Ministério da Educação. No estudo foram utilizados os cadernos de formação, de alfabetização e os de alfabetização matemática, bem como documentos orientadores das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2015. A pesquisa avançou, no sentido de apresentar as publicações realizadas pelas universidades parceiras, com publicações e estudos oficiais, como a revista Educação em foco. Não se deve negar que no programa de formação analisado, há uma defesa da maior abrangência das discussões, com vistas a ideia de que a alfabetização também é um processo em que as crianças aprendem a ler, a escrever, a falar, a escutar, mas se apropriam, por meio da leitura, da escrita, da fala, da escuta, de conhecimentos relevantes para a vida, em uma perspectiva de ampliação cultural e de ação sobre o mundo. Portanto, esse estudo contribuiu para um conhecimento mais aprofundado sobre o PNAIC e os eixos que o constituem
- 2016
- MENEGUETI, Rafaelle Aparecida. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus eixos norteadores. 2016. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
- 57 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Alfabetização
- Políticas públicas
- Direito à educação
- Aprendizagem
- Matemática - Estudo e ensino
- Professores - Formação
- Análise documentária
- Publicações oficiais - 2015
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/144026
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.