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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/25121
- Title:
- Pesquisa em Modelagem Matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão
- Research in mathematical modeling in Brazil: the way for a metacomprehension
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- 0100-1574
- Este estudo visou analisar as pesquisas em Modelagem Matemática na área da Educação Matemática no Brasil, investigando os trabalhos que adotam esse enfoque, publicados nos anais do 3º. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, em 2007. A postura assumida é a fenomenológica, e as interpretações são pautadas no movimento hermenêutico, que aponta para uma metacompreensão do tema. Os núcleos de ideias emergem dos invariantes articulados no processo de efetuar convergências, como, por exemplo, a pesquisa que se centra prioritariamente nos modos pelos quais o professor trabalha tópicos de conteúdos matemáticos com o recurso da modelagem. Esse invariante elucidativo pode indicar fragilidades quando os pesquisadores permanecem apenas no como fazer; pode também indicar possibilidades de compreender concepções e sua conversão em práticas desenvolvidas em sala de aula.
- The purpose of this study was to analyze researches in mathematical modeling in the area of Mathematics Education in Brazil. Is was investigated the mathematical modeling papers published in the Proceedings of the Third International Seminar for Research in Mathematics Education - Sipem (2007). The phenomenological point of view was adopted, basing the interpretations on the hermeneutic movement, aiming move toward a metacomprehension about this topic. The core ideas emerge from the invariants articulated in the process of making convergences as, for example, the research which the primary focus was on the modes through which teachers work some topics of mathematical program employing the modeling recourse. These invariants may indicate weaknesses when the researches remain only in the how-to; but they may also point out new possibilities for understanding conceptions and their conversion in classroom practices.
- 1-Dec-2011
- Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 41, n. 144, p. 904-927, 2011.
- 904-927
- Fundação Carlos Chagas
- hermenêutica
- fenomenologia
- ensino de matemática
- pesquisa educacional
- hermeneutics
- phenomenology
- mathematics education
- educational research
- http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000300014
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/25121
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