Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26443
- Title:
- Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia
- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1516-7313
- Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das idéias dos estudantes em situações de sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento das concepções dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et alii (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo videogravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem.
- It is shown in this work an analogy between Lakatos' research programmes and the dynamics of students ideas in classroom situations. This analogy revealed itself a productive manner to analyse the development of students' concepcions during a discussion process. With the conditions of intelligibility, plausibility and fruitfulness of Posner et alii. (1982) the analysis previously based in programmes could be enriched. We show with an example video-recorded during a class that our approach can be used as an effective analytical instrument to help teachers understanding and improving the processes of teaching and learning.
- 1-Jan-1998
- Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 2, p. 23-38, 1998.
- 23-38
- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
- Construção do conhecimento
- concepções alternativas
- conflito cognitivo
- mudança conceitual
- programas de pesquisa
- Lakatos
- sala de aula
- Knowledge construction
- alternative concepcions
- cognitive conflict
- research programmes
- Lakatos
- classroom
- http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000200003
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/26443
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.