Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26457
- Title:
- As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
- Values and political participation dimensions in teachers' projects: solid residues approaches
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1516-7313
- Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.
- This paper aims to analyze aspects related to the values and political participation, developed by teachers, when writing thematic projects related to solid wastes. The analysis shows a moment in the process that in-service teachers faced while planning to teach contents related to environmental issues, and particularly solid wastes. We point out that teachers frequently do not recognize the limits of the knowledge dimension, and that probably makes it difficult for them to perceive the possibilities of developing the dimensions of ethical values and political participation in their environmental education practice. We analyze these two dimensions in some highlighted aspects from the results.
- 1-Jan-2004
- Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.
- 161-171
- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
- educação ambiental
- formação continuada de professores
- resíduos sólidos
- valores
- participação política
- environmental education
- teachers's professional development
- solid wastes
- values
- political participation
- http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/26457
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.