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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26474
Title: 
A influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da Semiótica Social
Other Titles: 
The influence of processes that involve self-formation: a reading through the Fenomenology and the Social Semiotics
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
ISSN: 
1516-7313
Abstract: 
  • Os Estágios Supervisionados são disciplinas integradoras entre o conhecimento específico e os conhecimentos pedagógicos. Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com Licenciandos em Química utilizando a Metodologia Investigativa. O objetivo foi buscar as percepções dos sujeitos a respeito da própria aprendizagem e sua transferência ao processo de ensino. Utilizou-se o referencial proposto pela Fenomenologia e Semiótica Social para a análise dos dados. Confirmaram-se o potencial da metodologia no desenvolvimento metacognitivo dos sujeitos e na evolução de suas concepções. Estes valorizam a construção de estratégias de aprendizagem como um processo pessoal e profissional. A reflexão levou-os a reconhecer a complementaridade entre ensinar e aprender, como processos indissociáveis, e geradores de conhecimentos aplicáveis à atividade profissional.
  • Teaching Practices are integrative discipline between the specific knowledge and the pedagogical knowledge. In this work, we present the results of a research carried through with future teachers in Chemistry, using the Investigative Methodology. The objective was to seek the perceptions of the students about their own learning and its transference to the educational process. We used the benchmark proposed by the Phenomenology and Social Semiotic for the data analysis. It has confirmed the potential of the methodology in the students metacognitive development and in the evolution of their conceptions. They value the construction of learning strategies as a personal process and professional knowledge. The reflection led them to recognize the complementarity between teaching and learning processes inseparable, and its application to the professional activity.
Issue Date: 
1-Jan-2009
Citation: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 359-382, 2009.
Time Duration: 
359-382
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Keywords: 
  • Prática de ensino de Química
  • Metodologia investigativa
  • Desenvolvimento metacognitivo
  • Fenomenologia
  • Formação de professores
  • Practical of Chemistry Education
  • Investigative Methodology
  • Metacognitive Development
  • Fenomenology
  • Teachers formation
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200008
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/26474
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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