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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/27036
Title: 
Potencial evocado auditivo de média latência em crianças com dificuldades de aprendizagem
Other Titles: 
Auditory middle latency response in children with learning difficulties
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)
ISSN: 
1809-4864
Abstract: 
  • INTRODUÇÃO: Trata-se de uma semiologia laboratorial objetiva para avaliação do sistema auditivo de crianças com distúrbio de aprendizagem. OBJETIVO: Examinar os componentes do potencial evocado auditivo de média latência em uma amostra de crianças com distúrbio de aprendizagem e determinar suas propriedades. MÉTODO: O estudo realizado é do tipo prospectivo contemporâneo de corte transversal, quantitativo, descritivo e exploratório. 50 crianças de ambos os sexos com 8 a 14 anos de idade dividido em dois grupos iguais, com e sem distúrbio de aprendizagem. Causas orgânicas, ambientais ou genéticas foram excluídas do estudo. RESULTADOS E CONCLUSÃO: As ondas Na, Pa, Nb foram identificadas em todos os integrantes do estudo. Os valores de latência dos componentes foram Na= 19,2 ms, Pa= 32,5 ms, Nb= 46,4 ms (grupo controle) e Na= 19,7 ms, Pa= 35,1 ms, Nb= 49,6 ms (grupo pesquisa). O valor médio de amplitude Na-Pa foi 1,4 mV para ambos os grupos. As análises mostraram diferenças funcionais entre os grupos, foi observado o hemisfério esquerdo Nb latência mais longa de Nb no hemisfério esquerdo do grupo de estudo em relação ao controle. Tal estudo promoveu informações adicionais sobre PEAML e pode ser referência para outros estudos clínicos e experimentais nesta população.
  • INTRODUCTION: This is an objective laboratory assessment of the central auditory systems of children with learning disabilities. AIM: To examine and determine the properties of the components of the Auditory Middle Latency Response in a sample of children with learning disabilities. METHODS: This was a prospective, cross-sectional cohort study with quantitative, descriptive, and exploratory outcomes. We included 50 children aged 8-13 years of both genders with and without learning disorders. Those with disorders of known organic, environmental, or genetic causes were excluded. RESULTS and CONCLUSIONS: The Na, Pa, and Nb waves were identified in all subjects. The ranges of the latency component values were as follows: Na = 9.8-32.3 ms, Pa = 19.0-51.4 ms, Nb = 30.0-64.3 ms (learning disorders group) and Na = 13.2-29.6 ms, Pa = 21.8-42.8 ms, Nb = 28.4-65.8 ms (healthy group). The values of the Na-Pa amplitude ranged from 0.3 to 6.8 ìV (learning disorders group) or 0.2-3.6 ìV (learning disorders group). Upon analysis, the functional characteristics of the groups were distinct: the left hemisphere Nb latency was longer in the study group than in the control group. Peculiarities of the electrophysiological measures were observed in the children with learning disorders. This study has provided information on the Auditory Middle Latency Response and can serve as a reference for other clinical and experimental studies in children with these disorders.
Issue Date: 
1-Sep-2012
Citation: 
International Archives of Otorhinolaryngology. Fundação Otorrinolaringologia, v. 16, n. 3, p. 335-340, 2012.
Time Duration: 
335-340
Publisher: 
Fundação Otorrinolaringologia
Keywords: 
  • potenciais evocados auditivos
  • potenciais evocados
  • aprendizagem
  • evoked potentials
  • auditory
  • evoked potentials
  • learning
Source: 
http://dx.doi.org/10.7162/S1809-97772012000300006
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/27036
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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