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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28192
Title: 
Aprender versus ensinar: Charles Sanders Peirce e a universidade americana do final do século XIX
Other Titles: 
Learning versus teaching: Charles Sanders Peirce and the american university at the end of the XIX century
Author(s): 
Silveira, Lauro Frederico Barbosa da
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0101-3173
Abstract: 
  • A produção científica e filosófica de Charles Sanders PEIRCE (1839-1914), exigindo como critério para o trabalho intelectual e para a conduta da vida do pensador o absoluto rigor na construção dos conceitos e a estrita verificação experimental, teve por conseqüência desvincular o trabalho científico e filosófico de qualquer função apologética. A afirmação de que todo conhecimento do mundo da experiência e mesmo daquele elaborado pela matemática é intrinsecamente provável e falível se opôs a todo e qualquer dogmatismo e mesmo ao a priori de tradição Kantiana. O interesse pela teoria evolucionista e a coerência inabalável da filosofia e das atitudes de PEIRCE, como professor e pesquisador, encontraram profunda resistência no meio universitário e editorial de seu tempo. Num momento de grave crise na Universidade norte-americana, decorrente das transformações econômicas e políticas ocorridas com a guerra da Secessão (1861-1865), o posicionamento de PEIRCE contribuiu muito provavelmente para sua demissão como professor das Universidades de Harvard e de John Hopkins; para dificultar a publicação de seus escritos e para seu total isolamento nos últimos anos de vida.
  • For Charles Sanders Peirce (1838-1914), the criterion for the intellectual work and for the conduct of the life of a thinker was absolute rigor in the construction of concepts and strict experimental verification - this outlook caused a complete separation of scientific and philosophical work from any apologetic function. The view that all knowledge of the world of experience and even the knowledge elaborated by Mathematics is intrinsically probable and fallible opposed every and any dogmatism and even the a priori of the Kantian tradition. The interest for the evolutionary theory and the unshakable coherence of Pierce's philosophy and attitudes as a professor and a researcher arose strong resistance in the university and editorial world of his time. At a time of serious crises in the North-American university which came as a consequence of the political and economic developments after the Civil War (1861-1965), Peirce's firm position certainly brought about his dismissal from Harvard and John Hopkins Universities, as it also made it difficult for him to publish and it also contributed to his total isolation in the last years of his life.
Issue Date: 
1-Dec-1982
Citation: 
Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 5, p. 77-84, 1982.
Time Duration: 
77-84
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Filosofia
Keywords: 
  • Charles Sanders PEIRCE
  • Universidade de Harvard
  • Universidade de John Hopkins
  • Morrill Act
  • Thomas Huxey
  • pragmatismo
  • falibilismo
  • evolucionismo
  • filosofia
  • ensino universitário
  • Charles Sanders PEIRCE
  • Harvard University
  • John Hopkins University
  • Morrill Act
  • Thomas Huxey
  • pragmatism
  • fallibility
  • evolucionism
  • philosophy
  • university teaching
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731982000100006
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/28192
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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