Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28960
- Title:
- Oldenburg Burnout Inventory - student version: cultural adaptation and validation into Portuguese
- Inventário de Oldenburg para estudantes: adaptação cultural e validação para o português
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Luterana do Brasil
- Instituto Superior de Psicologia Aplicada
- 0102-7972
- Realizou-se adaptação cultural do Inventário de Oldenburg para estudantes (OLBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O OLBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 602 portugueses. O modelo fatorial original apresentou ajustamento adequado mas foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra. Verificou-se baixa consistência interna e validade convergente, confiabilidade compósita aceitável, boa validade discriminante, concorrente e divergente. O OLBI-S não foi invariante nas amostras de Brasil e Portugal. O OLBI-S apresentou limitações e ausência de validade transcultural nas amostras estudadas.
- The Oldenburg Burnout Inventory for college students (OLBI-S) was adapted to Brazilian Portuguese and its reliability and validity were measured in a sample of both Brazilian (n=958) and Portuguese (n=602) college students. The confirmatory factor analysis of the OLBI-S showed good fit but two items were removed since they lacked individual reliability (λ<.50). The new structure showed good fit to 2/3 of the test sample and was invariant to the other 1/3 of the total sample. Convergent validity and internal consistency were low, but discriminant, concurrent and divergent validity were good. The OLBI-S was not invariant in the Brazilian and Portuguese samples. The adapted OLBI-S did not show cross-cultural validity.
- 1-Jan-2012
- Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 4, p. 709-718, 2012.
- 709-718
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
- Burnout
- estudantes universitários
- avaliação
- Psicometria
- Burnout
- college students
- evaluation
- Psychometrics
- http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400010
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/28960
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.