Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28962
- Title:
- Copenhagen Burnout Inventory - student version: adaptation and transcultural validation for Portugal and Brazil
- Inventário de Burnout de Copenhagen - versão estudantes: adaptação e validação transcultural para Portugal e Brasil
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Luterana do Brasil
- Instituto Superior de Psicologia Aplicada
- 0102-7972
- Realizou-se adaptação cultural do Inventário de Burnout de Copenhagen para estudantes (CBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O CBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 556 portugueses. O modelo fatorial original apresentou bom ajustamento entretanto, foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra original. Verficou-se adequada consistência interna e validade convergente, discriminante e concorrente. Os pesos fatoriais do CBI-S não foram invariantes nas amostras de Brasil e Portugal. O CBI-S apresentou adequada confiabilidade e validade entretanto, verificou-se ausência de estabilidade transcultural.
- The Copenhagen Burnout Inventory for college students (CBI-S) was adapted to the Portuguese language and its reliability and validity studied in a sample of both Brazilian (n=958) and Portuguese (n=556) college students. The confirmatory factor analysis of the CBI-S showed good fit but two items were removed since they lack individual reliability (λ<.50). The new structure showed a good fit on 2/3 of the total sample and was invariant in the other 1/3 of the sample. The CBI-S factor weights were not invariant in the Brazilian and Portuguese samples. Internal consistency as well as convergent, discriminant and concurrent validity were good. The Portuguese CBI-S showed adequate reliability and validity but did not show cross-cultural validity.
- 1-Jan-2013
- Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 26, n. 1, p. 87-97, 2013.
- 87-97
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
- Burnout
- estudantes universitários
- avaliação
- Psicometria
- Burnout
- college students
- evaluation
- Psychometrics
- http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100010
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/28962
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.