Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29028
- Title:
- A teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade
- GHIRALDELLI JR., PAULO
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 0102-8839
- O artigo trata das principais forças em filosofia da educação no Ocidente Moderno e Contemporâneo. Particularmente, destaca a posição do Brasil nos últimos anos, dado que localiza na contribuição de Paulo Freire, junto com o alemão Herbart e com o norte-americano Dewey, a formulação das linhas mestras da pedagogia moderna. O texto também faz menção ao trabalho atual do neopragmatismo, sob o qual nasce a filosofia da educação inspirada nos filósofos norte americanos Richard Rorty e Donald Davidson, que revolucionam atualmente não só a filosofia mas seus campos aplicados, como o direito, a religião, a política e, como não poderia deixar de ser, a educação.
- 1-Jun-2000
- São Paulo em Perspectiva. Fundação SEADE, v. 14, n. 2, p. 32-36, 2000.
- 32-36
- Fundação SEADE
- filosofia da educação
- história da educação
- modernidade
- http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000200005
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/29028
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.