You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29028
Title: 
A teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade
Author(s): 
GHIRALDELLI JR., PAULO
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0102-8839
Abstract: 
O artigo trata das principais forças em filosofia da educação no Ocidente Moderno e Contemporâneo. Particularmente, destaca a posição do Brasil nos últimos anos, dado que localiza na contribuição de Paulo Freire, junto com o alemão Herbart e com o norte-americano Dewey, a formulação das linhas mestras da pedagogia moderna. O texto também faz menção ao trabalho atual do neopragmatismo, sob o qual nasce a filosofia da educação inspirada nos filósofos norte americanos Richard Rorty e Donald Davidson, que revolucionam atualmente não só a filosofia mas seus campos aplicados, como o direito, a religião, a política e, como não poderia deixar de ser, a educação.
Issue Date: 
1-Jun-2000
Citation: 
São Paulo em Perspectiva. Fundação SEADE, v. 14, n. 2, p. 32-36, 2000.
Time Duration: 
32-36
Publisher: 
Fundação SEADE
Keywords: 
  • filosofia da educação
  • história da educação
  • modernidade
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000200005
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/29028
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.