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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29208
Title: 
Surdez ocupacional em professores: um diagnóstico provável
Other Titles: 
Occupational hearing loss in teachers: a probable diagnosis
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0034-7299
Abstract: 
  • Sintomas auditivos e ruído ambiental são freqüentemente referidos por professores, porém as aferições destes não são rotina. Forma de Estudo: Clínico prospectivo. OBJETIVOS: Estudar, em professores: os sintomas auditivos, os resultados das audiometrias e a aferição do ruído nas classes. CASUÍSTICA E MÉTODO: em dois grupos de estudo compostos por GI (40 professores) e GII (40 voluntários), estudou-se: idade, sexo, condições de trabalho, audiometrias e níveis de ruído nas classes. RESULTADOS: em GI predominaram as mulheres (86%), que atuavam em ensino fundamental (75%), em classes com 21 - 40 alunos (70%), com jornadas de trabalho de 26 a 40 horas semanais (47%), e tempo variável na profissão. 93,7% dos professores de GI referiam ruído excessivo nas classes, 65% apresentavam sintomas auditivos e 25% deles possuíam audiometrias alteradas (contra 10% de GII), predominando a gota acústica (11,25%; p<0,05). Valores de ruído de 87dBA foram aferidos em todos os níveis de ensino. CONCLUSÕES: A surdez ocupacional pode estar ocorrendo em professores, porém são necessárias pesquisas adicionais para comprovação de tal suposição.
  • Teachers frequently report auditory symptoms and excessive noise in classrooms, but noise level measurements are not done routinely. Study model - a prospective clinical trial. AIM: To study auditory symptoms and audiometric exams of teachers and classroom noise levels. MATERIAL and METHOD: Data from two groups, GI (40 teachers) and GII (40 voluntaries) were studied as follows: age, gender, working conditions, audiometric exams, and classroom noise levels. RESULTS: In GI there were more females (86%), working in basic teaching (75%), in classes with 21-40 students (70%), with workloads between 26 and 40 hours per week (47%), and variable professional teaching time. Most teachers in GI reported excessive classroom noise (93.5%) and auditory symptoms (65%). In GI, 25% of teachers presented audiometric alterations (versus 10% of controls), with an acoustic notch predominating (11.25%; p<0.05). Noise levels close to 87dBA were recorded in classes at all teaching levels. CONCLUSIONS: occupational hearing loss may occur in teachers. Further studies are needed to confirm this proposition.
Issue Date: 
1-Apr-2007
Citation: 
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, v. 73, n. 2, p. 239-244, 2007.
Time Duration: 
239-244
Publisher: 
ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Keywords: 
  • perda auditiva
  • professor
  • ruído
  • hearing loss
  • teacher
  • noise
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000200015
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/29208
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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