You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29793
Title: 
Auto-percepção de aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de criança em fase terminal
Other Titles: 
  • Auto percepción de alumna de enfermería al desarrolar relación de ayuda a familiares de niño en fase terminal
  • Self perception of a nursing student in developing a helping relationship with the relatives of terminal stage children
Author(s): 
Lorençon, Marisa
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-1169
Abstract: 
  • O presente estudo visa relatar e analisar o processo de relacionamento terapêutico entre aluna de enfermagem e mãe de criança internada em UTI pediátrica, em fase terminal. As interações desenvolvidas neste processo foram gravadas e analisadas no enfoque do Relacionamento Terapêutico. Utilizando técnicas de comunicação terapêutica e medidas terapêuticas de enfermagem, a aluna envolveu-se empaticamente com a mãe da criança e com os demais familiares, propondo-se a ajudá-los a superar suas dificuldades diante da criança em fase terminal. Neste estudo a aluna analisa a sua própria ansiedade diante da situação e as dificuldades que teve devido aos seus conflitos diante da terminalidade do seu paciente.
  • El presente studio tiene como finalidad relatar y analizar el proceso de relacionamiento terapéutico entre alumna de enfermería y la madre del niño internado en la unidad de cuidados intensivos pediátricos, en fase terminal. Utilizando técnicas de comunicación terapéutica y medidas terapéuticas de enfermería, la alumna desarrolla empatía con la madre del niño y sus familiares, proponiéndose ayudarlos a superar sus dificultades frente la fase terminal del niño. En el estudio, la alumna analiza su própia ansiedad y las dificultades que pasó debido a sus própios conflictos frente a la condición de su paciente terminal.
  • The present study aims at reporting and analysing the therapeutic approach of children under intensive care and studying the relationship between nurse and mother. Facing the illness of a dying child and within a sometimes hostile and emotional environment, the student is trained to help the family and their problems. The student's own anxiety and difficulties in managing these situations are evaluated.
Issue Date: 
1-Oct-1998
Citation: 
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 6, n. 4, p. 57-65, 1998.
Time Duration: 
57-65
Publisher: 
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
Keywords: 
  • unidades de terapia intensiva pediátrica
  • paciente terminal
  • relacionamento terapêutico
  • unidad de cuidados intensivos pediátricos
  • paciente terminal
  • relacionamiento terapéutico
  • pediatric intensive care units
  • terminal patient
  • therapeutic relationship
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691998000400008
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/29793
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.