You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30215
Title: 
Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
Other Titles: 
  • Valorización de belleza e inteligencia por adolescentes de diversas clases sociales
  • Adolescents of different social classes giving value of beauty and intelligence
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-7372
Abstract: 
  • Participaram do estudo 180 adolescentes (90M e 90F) com idades variando entre 15 e 17 anos, alunos do ensino médio, pertencentes a diferentes classes sociais. Foram comparados gêneros e classes sócio-econômicas a respeito dos valores de beleza e de inteligência que adolescentes atribuem a si próprios e, numa situação hipotética e de forma mutuamente exclusiva, qual desses atributos foram mais valorizados para si mesmos e para possíveis parceiros. Os resultados mostraram que os rapazes de classe alta atribuíram-se maiores notas de inteligência. Adolescentes de ambos sexos pertencentes à classe baixa gostariam de possuir um maior nível de inteligência em detrimento da beleza, enquanto que adolescentes de classe alta preferem o equilíbrio entre beleza e inteligência. As moças valorizam mais a inteligência em seus parceiros que os rapazes, os quais valorizam mais a beleza em suas parceiras.
  • Participaran del estudio 180 jóvenes (90 varones y 90 mujeres) con edades entre 15 y 17 años, alumnos de la educación secundaria, pertenecientes a diversas clases sociales. Fueron comparados géneros de clases socio-económicas respecto a valores de belleza y de inteligencia que los jóvenes se atribuyen a sí mismos y, en una situación hipotética y de forma mutuamente exclusiva, cuál de estas cualidades fueron más valorizadas por sí mismos y por posibles compañeros. Los resultados mostraron que los jóvenes de clase alta se atribuyen mayores notas a la inteligencia; a adolescente de ambos sexos, pertenecientes a la clase baja les gustaría tener un nivel mayor de inteligencia en detrimento de la belleza, mientras que los adolescentes de clases altas prefieren el equilibrio entre belleza e inteligencia. Las mujeres jóvenes valorizan más la inteligencia de sus compañeros que los varones, los cuales valorizan más la belleza en sus compañeras.
  • The study sample comprised 180 adolescents aged 15 to 17 years, being 90 males and 90 females, attending high school and with different socioeconomic backgrounds. Genders and socioeconomic backgrounds were compared as to the values of beauty and intelligence assigned by adolescents to themselves. In a hypothetical and mutually exclusive manner, these characteristics were assessed to check which were the most valued for themselves and possible partners. The results demonstrated that boys with high socioeconomic background assigned higher intelligence scores for themselves. Adolescents of both genders from low socioeconomic background would like to have a higher level of intelligence instead of beauty, whereas adolescents from high socioeconomic background prefer a balance between beauty and intelligence. The girls assigned more value to intelligence in their partners than the boys, which assigned more value to beauty in their partners.
Issue Date: 
1-Aug-2007
Citation: 
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 2, p. 295-303, 2007.
Time Duration: 
295-303
Publisher: 
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
Keywords: 
  • beleza
  • inteligência
  • auto-imagem
  • belleza
  • inteligencia
  • auto-imagen
  • Beauty
  • intelligence
  • self image
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000200010
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/30215
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.