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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30224
Title: 
Merleau-Ponty e a psicologia infantil: análises da psicogênese em Wallon
Other Titles: 
  • Merleau-Ponty y la psicología del niño: análisis de la psicogénesis en Wallon
  • Merleau-Ponty and child psychology: analyses on Wallon's psychogenesis
Author(s): 
Verissimo, Danilo Saretta
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-7372
Abstract: 
  • Neste artigo tratamos das análises do filósofo Maurice Merleau-Ponty acerca das teorias da psicogênese de Henri Wallon. Focalizamos os cursos que Merleau-Ponty dedicara à psicologia da criança entre 1949 e 1952. Para o filósofo, ao longo da psicogênese, a distinção do indivíduo em relação ao mundo e a outrem jamais é terminada. A infância jamais é liquidada radicalmente, pelo simples fato de que não abandonamos nossa condição corporal, nosso poder de retomar as condutas e expressões fisionômicas dos outros e das coisas. Merleau-Ponty encontra indicações neste sentido nas teorias de Wallon, principalmente nos conceitos de sociabilidade sincrética e de ultracoisas.
  • Discutimos los análisis del filósofo Maurice Merleau-Ponty sobre las teorías de psicogénesis de Henri Wallon. Enfocamos los cursos que Merleau-Ponty dedicara a la psicología del niño entre 1949 y 1952. Para él, la distinción del individuo respecto al mundo y al otro, a lo largo de la psicogénesis, jamás es terminada. La infancia jamás es liquidada radicalmente porque simplemente no abandonamos nuestra condición corporal, nuestro poder de retomar las conductas y expresiones fisiognómicas de los otros y las cosas. Merleau-Ponty encuentra en las teorías de Wallon, principalmente en la sociabilidad sincrética y ultracosas, indicaciones en ese sentido.
  • In this paper we discuss the philosopher Merleau-Ponty#039;s analyses of Henri Wallon#039;s psychogenesis theories. We focus on courses Merleau-Ponty dedicated to child psychology between 1949 and 1952. According to the philosopher, the individual#039;s distinction between the world and the other, along the psychogenesis, is never finished. Childhood is never radically liquidated, due to the mere fact that we do not give up our bodily condition, our ability to retrieve the other people and things#039; conducts and physiognomic expressions. Merleau-Ponty finds indications in that sense in Wallon#039;s theories, mainly in the concepts of syncretic sociability and ultra-things.
Issue Date: 
1-Sep-2011
Citation: 
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 16, n. 3, p. 459-469, 2011.
Time Duration: 
459-469
Publisher: 
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
Keywords: 
  • Fenomenologia
  • psicogênese
  • Wallon
  • Fenomenología
  • psicogénesis
  • Wallon
  • Phenomenology
  • psychogenesis
  • Wallon
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000300013
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/30224
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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