You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30270
Title: 
Traços de personalidade e habilidades sociais em universitários
Other Titles: 
Personality traits and social skills in college students
Author(s): 
Institution: 
  • Faculdade Politécnica de Jundiaí
  • Universidade São Francisco
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-8271
Abstract: 
  • O presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre habilidades sociais e traços de personalidade englobados por socialização, no modelo dos Cinco Grandes Fatores. O Inventário de Habilidades Sociais (IHS) foi utilizado para a mensuração de habilidades sociais, e para avaliação do nível de socialização foi escolhida a Escala Fatorial de Socialização (EFS). A amostra foi composta por 126 estudantes universitários com média de idade de 21 anos (DP=3,37), e 53,5% eram homens. Os resultados da IHS e EFS foram comparados para os sexos, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para seis das dez medidas realizadas no estudo. Foram encontradas correlações significativas entre amabilidade, auto-afirmação e o total do IHS. Pró-sociabilidade correlacionou-se com auto-afirmação e autocontrole. Confiança nas pessoas apresentou correlações significativas com enfrentamento, auto-afirmação e autocontrole. Os resultados indicam que, efetivamente, a personalidade pode influenciar diferentes aspectos da habilidade social.
  • This study analyzed the relationship between social skills and personality traits, particularly agreeableness trait, based on Big Five model. To assess the social skills, the Social Skills Inventory (Inventário de Habilidades Sociais - IHS) and the Agreeableness Scale (Escala Fatorial de Socialização - EFS) measured agreeableness. The participants were 126 college students with mean age of 21 years old (SD=3,37), 53,5% men composed the sample. The sex comparison of the IHS and EFS measures pointed significant differences in six of ten measures. It was ascertain significant correlations between cordiality, coping and assertion and the total score of IHS. Pro-sociability was associated with coping and assertion and self-control. Trust in people was significantly correlated with coping and assertion, expressing positive affection and aggressiveness self-control. This result suggests personality may influence different social skills aspects.
Issue Date: 
1-Jun-2008
Citation: 
Psico-USF. Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, v. 13, n. 1, p. 41-50, 2008.
Time Duration: 
41-50
Publisher: 
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Keywords: 
  • Habilidades sociais
  • Cinco Grandes Fatores de Personalidade
  • Socialização
  • Universitários
  • Big-Five Factor model
  • Social skills
  • College students
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000100006
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/30270
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.