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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30425
- Title:
- Evolução da noção de conservação de quantidade e desempenho em matemática
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1414-9893
- Foram confrontadas nesta pesquisa a afirmação piagetiana de que o ensino da matemática deve basear-se no desenvolvimento das estruturas mentais da criança e a realidade do ensino dessa matéria na 1.ª série do primeiro grau. Estudou-se a relação existente entre a noção de conservação e o grau de desempenho em matemática. Constituíram a amostra 47 sujeitos da 1.ª série do 1.° grau (17 do sexo masc. e 30 do fem.), nível sócio-econômico médio-inferior para baixo-superior, idade de 6 anos e meio a 11 anos, sem escolarização anterior. A avaliação do desempenho relativo ao domínio da noção de conservação foi feita através do teste de conservação de quantidades descontínuas, e a do desempenho em matemática, através da observação sistemática e de uma prova. O coeficiente de correlação de postos de Good man e Kruskal (1945 e 1963] mostrou relação significante a um nível de 1% para conservação e porcentagem de acertos na prova (g = 0,7) e a um nível de 5% para a conservação e conceitos atribuídos pelo professor (G = 0,44). A análise dos dados categorizados pela técnica de Grizzle, Starmer e Koch (1969) a um nível de 5% indicou apenas efeito do fator sexo sobre a noção de conservação. Os resultados obtidos estão de acordo com a teoria piagetiana que indica ser a noção de conservação uma condição necessária para a aprendizagem da matemática, embora não suficiente.
- 1-Jan-1983
- Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 3, n. 2, p. 25-44, 1983.
- 25-44
- Conselho Federal de Psicologia
- http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931983000100003
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/30425
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