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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86582
- Title:
- Letramento digital e letramento escolar: uma abordagem linguística da prática de escrita em blogs
- Arroyo, Raquel Wohnrath
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Neste trabalho, procuramos investigar a heterogeneidade constitutiva da escrita em produção textual escolar, em dois suportes distintos, a saber, em papel e na tela do computador com acesso à internet. O conjunto do material foi formado de produções textuais escritas de crianças na faixa etária de 07 a 09 anos, regularmente matriculadas em escola de Ensino Fundamental de São José do Rio Preto (SP). Refletindo sobre o processo de textualização nesses dois suportes, buscamos observar a possibilidade de modificação(ões) linguística(s), segundo a hipótese de que, se há mudança de suporte material e de interlocutor, pode haver modificação(ões) em aspectos que constituem o texto/discurso. Apoiando-nos, de um ponto de vista metodológico, no paradigma indiciário proposto por Ginzburg ([1939] 1989), o qual permite conceber fenômenos da linguagem como indícios representativos de fenômenos mais gerais, e nos três eixos de circulação imaginária do escrevente, propostos por Corrêa (2004), os quais abordam a representação social que o escrevente tem sobre a escrita, pudemos verificar, nos textos dos alunos, a recorrência de fatos linguístico-discursivos que apontaram para diferentes configurações dos textos. Assumindo que a produção de texto é constitutiva das práticas sociais de linguagem, constatamos que as modificações apresentadas nas produções textuais (no papel e na tela) resultam da representação que os escreventes fazem da escrita em diferentes suportes materiais e da projeção que fazem de seus interlocutores, configurando réplicas das relações que estabelecem com o mundo e a linguagem. Verificamos, pois, que as modificações decorrentes do uso de diferentes suportes não são determinadas pelos suportes em si mesmos, mas resultam da interação entre os sujeitos que deles fazem uso
- In this paper we seek to investigate the constitutive heterogeneity of writing in the scholar textual production, developed in two distinct supports: paper or computer with internet access. The whole material is composed of written textual productions from seven to nine-year-old children who have regularly been attending Elementary school in São José do Rio Preto (SP). By reflecting about these two textual production distinct supports, we have then sought to observe the possibility of linguistic change(s) in them, by supposing that, if there are material support and interlocutor changes, there might be change(s) in the aspects that constitute the text and/or the discourse. From a methodological paradigm framework, proposed by Ginzburg ([1939] 1989), which allows to conceive phenomena of the language as representative evidences of more general phenomena and, the three axes of imaginary motion of the subject, proposed by Corrêa (2004), which approaches the social representation that the person has about writing, we could identify in the students texts the repetition of linguistic-discursive facts which pointed different configurations of these texts. By presuming that the textual production is constituted of social practices of the language, we have verified that the changes presented in the textual production (both on paper and computer) result, not only from the representation that the students make of the writing in different material supports, but also from the projection they make of their interlocutor, arranging reproductions of the relationships they establish with the world and the language. We have examined then that, the changes coming from the different support use are not determined by the supports themselves, but by the interaction among the people who use them
- 17-Feb-2012
- ARROYO, Raquel Wohnrath. Letramento digital e letramento escolar: uma abordagem linguística da prática de escrita em blogs. 2012. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
- 112 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Writing
- Linguística
- Comunicação escrita
- Aquisição da linguagem
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/86582
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