Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86919
- Title:
- Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte
- Santana, Pio de Sousa
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Com base no percurso e experiência como professor e pesquisador de Arte, a presente pesquisa trouxe uma reflexão sobre esta prática, procurando compreender as circunstâncias e contextos que me levaram a trabalhar de forma lúdica e criar, fundamentado na Proposta Triangular de ensino da arte, TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE, objeto/jogo propositor de situações de mediação que busca incitar a construção de conhecimento sobre arte, sobretudo, a arte contemporânea em situações de educação. O trabalho apresenta a formatação do jogo, sua descrição, e alguns relatos de experiências com o mesmo, onde se avalia os resultados desenvolvidos nas seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Tarcisio Álvares Lobo, com o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos; Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) com o curso de Licenciatura em Educação Artística e na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no curso de Pós-Graduação/especialização em Artes Visuais. Pretende-se revelar como TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DA ARTE pode ser instrumento mediador de conhecimento, com potencial no processo do Ensino da Arte.
- Based on my experience and life path as a teacher and Art researcher, this research brings upon a reflection over this practice, trying to comprehend the circunstances and contexts that lead me to work in a ludic way and create, based on the Triangle Proposal of art teaching, the comtemporary territory in a game: a ludic proposal to art teaching, object/game proposer of mediation situations which tries to incite the knowledge consturction about art, mainly, comtemporary art in education situations. The essay presents the game format, its description, and some reports of experiences with it, where the results developed in the following teaching institutions are evaluated : Public School Tarcísio Álvares Lobo, with Elementary School, High School, and Education for Adults and Youngsters, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) with a teacher's credential course in Art Education and in the Santa Cecília University (UNISANTA), in the graduation (Specialization) course in Visual Arts. It is intended to reveal how the contemporary territory in a game: a ludic proposal for the Art teaching might be a mediating instrument of knowledge, with potential in the process of Art teaching.
- 9-Feb-2009
- SANTANA, Pio de Sousa. Território contemporâneo em jogo: uma proposta lúdica para o ensino da arte. 2009. 274 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
- 274 f. : il. + 1 CD-ROM
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Arte - Educação
- Arte - Estudo e ensino
- Arte
- Arte contemporânea
- Jogo lúdico
- Território contemporâneo
- Art teaching
- Contemporary territory
- Game
- Contemporary art
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/86919
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.