Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86929
- Title:
- Processos avaliativos em mediação cultural: a postura reflexiva das ações educativas
- Pinto, Júlia Rocha
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esta pesquisa tem como foco as práticas avaliativas realizadas por setores educativos de museus de arte e instituições culturais. A fundamentação teórica parte da intersecção dos campos da educação e da arte-educação, sobretudo no que tange à educação não formal realizada em espaços expositivos. Foram realizadas visitas e entrevistas com coordenadores de setores educativos de quatro instituições da cidade de São Paulo: Paço das Artes, Museu de Arte de São Paulo, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Esta pesquisa exploratória possibilitou um entendimento de como os setores educativos estão realizando a reflexão de suas ações educativas e como estas práticas podem influenciar o processo de atendimento ao público. A experiência da avaliação como reflexão do processo educativo realizado em espaços culturais foi também vivenciada pela pesquisadora junto à equipe do Pavilhão das Culturas Brasileiras em São Paulo, onde foram pensadas estratégias articuladas através de relatos da mediação cultural por parte dos sujeitos envolvidos. Como resultados da pesquisa, aprendi que a avaliação das ações educativas deva ser reflexiva no seu processo, para que possa desempenhar uma função transformadora e construtiva da própria mediação cultural
- Esta pesquisa tem como foco as práticas avaliativas realizadas por setores educativos de museus de arte e instituições culturais. A fundamentação teórica parte da intersecção dos campos da educação e da arte-educação, sobretudo no que tange à educação não formal realizada em espaços expositivos. Foram realizadas visitas e entrevistas com coordenadores de setores educativos de quatro instituições da cidade de São Paulo: Paço das Artes, Museu de Arte de São Paulo, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Esta pesquisa exploratória possibilitou um entendimento de como os setores educativos estão realizando a reflexão de suas ações educativas e como estas práticas podem influenciar o processo de atendimento ao público. A experiência da avaliação como reflexão do processo educativo realizado em espaços culturais foi também vivenciada pela pesquisadora junto à equipe do Pavilhão das Culturas Brasileiras em São Paulo, onde foram pensadas estratégias articuladas através de relatos da mediação cultural por parte dos sujeitos envolvidos. Como resultados da pesquisa, aprendi que a avaliação das ações educativas deva ser reflexiva no seu processo, para que possa desempenhar uma função transformadora e construtiva da própria mediação cultural
- 3-Aug-2012
- PINTO, Júlia Rocha. Processos avaliativos em mediação cultural: a postura reflexiva das ações educativas. 2012. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
- 125 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Arte e educação
- Avaliação educacional
- Museus - Aspectos educacionais
- Art - Study and teaching
- Museums - Educational aspects
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/86929
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.