You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86959
Title: 
Bodas de Sangue, de Carlos Saura: releitura do musical clássico
Author(s): 
Alves, Marcela Loureiro
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O gênero musical, assim como os demais, apresenta um caráter dinâmico. Revendo a história dos musicais é possível notar uma série de transformações e novos usos dos elementos cinematográficos típicos do gênero. Entre esses momentos de transformação, este trabalho destaca a realização de Carlos Saura, Bodas de Sangue. A partir de considerações preliminares acerca das discussões teóricas sobre o cinema e uma abordagem da história dos musicais, propõe-se uma análise de Bodas de Sangue como uma releitura do musical clássico, sobretudo em função do uso da dança como elemento narrativo fundamental. Esse processo analítico tem como referência as considerações de Christian Metz acerca da significação no cinema e a proposta de análise fílmica de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. É estabelecido ainda o diálogo desses autores com conceitos desterritorializados de Gilles Deleuze acerca da linguagem e da imagem, como encontro e diálogo. Assim, investiga-se como a combinação dos elementos de diferentes linguagens - cinema e dança, sobretudo - se articulam de modo que a história seja contada pela dança e, portanto, resultem numa nova abordagem do gênero musical
  • Él género musical, así como los demás, tiene un carácter dinámico. Repasando la historia de los musicales es posible notar una serie de cambios y nuevos usos de los elementos típicos de este tipo de género. De los momentos de transformación, este trabajo destaca la película de Carlos Saura, Bodas de Sangre. Partiendo de consideraciones preliminares sobre las discusiones teóricas sobre el cine y también de la história de los musicales, se propone aquí un análisis de la película Bodas de Sangre como una nueva versión del género musical clásico, en particular mediante el uso de la danza como elemento narrativo fundamental. Este proceso de análisis tiene como referencia las consideraciones de Christian Metz sobre la significación del cine y la metodología de análisis de películas de Francis Vanoye y Anne-Goliot Lete. Se estableció también un diálogo de estos autores con conceptos desterritorializados de Gilles Deleuze sobre el lenguaje y la imágen, como reunión y diálogo. Por lo tanto, se investiga cómo la combinación de los elementos de diferentes lenguajes - el cine y la danza en particular - están vinculados de modo que la historia es contada a través de la danza y por eso resulten en un nuevo enfoque del género musical
Issue Date: 
26-Oct-2011
Citation: 
ALVES, Marcela Loureiro. Bodas de Sangue, de Carlos Saura: releitura do musical clássico. 2011. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
Time Duration: 
164 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Saura, Carlos, 1932-
  • Cinema
  • Musicais - História e crítica
  • Flamenco
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/86959
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.