You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86991
Title: 
Ensino da arte na educação infantil e possíveis conflitos entre teoria e prática
Author(s): 
Canteras, Gislaine Trazzi
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • A dissertação trata de alguns possíveis conflitos entre a teoria e a prática no ensino-aprendizagem em Arte na educação infantil. Para estudar o amplo tema desta investigação, precisamos escolher uma referência para a teoria e outra para prática aqui relacionadas. Assim, para dissertar sobre a prática recortamos deste imenso universo, o trabalho pedagógico de duas professoras da educação infantil que lecionam no estado de São Paulo, local da realização deste trabalho, e para representar a teoria, o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – volume III: Conhecimento de mundo – linguagem Arte Visual. Escrevemos sobre as diferentes interpretações que uma teoria pode sofrer e o quanto as possibilidades de compreensão são ampliadas quando estudamos e interpretamos um documento de âmbito nacional como o RCNEI elaborado por um conjunto de autores. Nosso objetivo é o de colaborar para a reflexão sobre os possíveis conflitos existentes entre a teoria e a prática no ensino de Arte na educação infantil de todos os envolvidos na educação, pois acreditamos que esta reflexão contribuirá para expandir a importância do desenvolvimento das teorias em sala de aula, provocando assim melhores intervenções pelos professores a seus alunos, conquistando um ensino de qualidade cada vez melhor para as crianças de nosso país.
  • This study is about some of the existing conflicts between art learning-teaching theory and the practice in childhood education. To study such a huge theme, a representation of the theory and practice had to be selected. So, to represent the practice, we picked up the teaching practices of two childhood education teachers, who work in the state of São Paulo, where the study was made. And to represent the theory, it was used the RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – volume III: Conhecimento de mundo – linguagem Arte Visual. We wrote about how a theory can have multiple interpretations, and how amplified the possible understandings are when we study a national document such as the RCNEI, written by a group of authors. The main objective of this study is to facilitate a reflection about the possible conflicts between art teaching theory and practice in childhood education, because we believe that this reflection can contribute to expand the importance of developing these theories inside the classroom, so that the teachers can intervene more properly in the student’s learning processes, generating a better quality teaching-learning system for the children in our country.
Issue Date: 
2009
Citation: 
CANTERAS, Gislaine Trazzi. Ensino da arte na educação infantil e possíveis conflitos entre teoria e prática. 2009. 78 f. Disssertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
Time Duration: 
78 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Arte - Educação
  • Educação de crianças
  • Ensino e aprendizagem
  • Art
  • Childhood education
  • Teaching-learning
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/86991
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.