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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/87076
Title: 
Detecção robusta de falhas através de filtros H ‘infinito': implementação prática em um helicóptero 3-DOF de bancada e em um servosistema
Author(s): 
Soto Pereyra, Herbert
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Neste trabalho foi aplicado um método para detecção de falhas utilizando-se filtros H'infinito', no helicóptero de bancada 3-DOF e no servomotor Shake table II, equipamentos da Quanser R . Para o helicóptero foram impostos dois tipos de falhas. No primeiro caso, foi projetado um filtro H'infinito' para a detecção de falha no motor traseiro da aeronave. No segundo caso, foi projetado um filtro H'infinito' para a detecção de falhas no sensor do ângulo de viagem, considera-se ainda que o modelo do helicóptero possui uma incerteza do tipo politópica. Nos dois casos, o helicóptero também está sujeito a uma perturbação exógena. Para o servomotor Shake table II foi projetado um filtro H'infinito' para a detecção de falha no atuador. A metodologia se mostra eficiente na prática para os tipos de falhas impostas.
  • In this work, it was implemented a method for fault detection via H'infinit' filters in a 3-DOF helicopter model and a servomotor Shake table II, facilities from Quanser R . For the helicopter were imposed two types of faults. In the first case, an H'infinit' filter was designed for the fault detection in the back motor of the aircraft. In the second case, an H'infinit' filter was designed for the fault detection in the sensor travel angle, also considering that the helicopter model has a polytopic uncertainty. In both cases, the helicopter is also subjected to an exogenous disturbance. For the servomotor Shake table II an H'infinit' filter was designed for the fault detection in the actuator. The methodology was efficient for these faults imposed.
Issue Date: 
23-Aug-2013
Citation: 
SOTO PEREYRA, Herbert. Detecção robusta de falhas através de filtros H ‘infinito': implementação prática em um helicóptero 3-DOF de bancada e em um servosistema. 2013. 72 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2013.
Time Duration: 
72 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Controle automatico
  • Localização de falhas (Engenharia)
  • Desigualdades (Matemática)
  • Automatic control
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/87076
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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