You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/87265
Title: 
Implementação de um ambiente computacional para ensino à distância
Author(s): 
Morais, Aleciana Vasconcelos de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O Ensino a Distância (EAD) recebeu notável impulso a partir da aplicação de novas tecnologias, notadamente aquelas que envolvem a rede Internet. O uso das tecnologias digitais permitiu que a comunicação, o armazenamento, a distribuição e a apresentação dos conteúdos, fundamentais para o processo educativo, fossem realizados de modo mais eficiente. Entretanto pode-se aplicá-lo como um projeto piloto auxiliando as aulas presenciais. Ensina-se e aprende-se à distância, mas a verificação do saber é válida somente se realizada de modo presencial. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, tendo como objetivo criar um ambiente de ensino amigável, o qual possibilitará, entre outros, uma melhoria no conteúdo e na qualidade do mesmo, um relacionamento interativo entre alunos e professor e, uma ferramenta auxiliar as aulas presenciais. Para tal, foram desenvolvidas tecnologias para um sistema distribuído de ensino, tentando reviver o ambiente da sala de aula, mas assumindo as restrições impostas pela distância física e falta de recursos. É abordada também a manutenção do sistema por parte da equipe desenvolvedora, onde se utilizam os padrões de desenvolvimento Web e também o uso de software livre. Dessa forma, torna-se instrumento valioso para mensuração de conhecimentos. O texto apresenta ainda uma arquitetura computacional do modelo proposto, utilizando sistemas de código livre para sua implementação.
  • Distance Learning (Ensino à Distância/EAD) received notable impulse from the application by new technologies, especially those involve InterNet network. The use of the digital technologies allowed that the communication, the storage, the distribution and the presentation of the basic contents for the educative process were applied in a more efficient way. However it can be applied as a pilot project assisting the presence classes. Teaching and learning occur at distance, but the verification of knowledge is only valid if realized in a presence way. This work presents the development of a Virtual Environment of Learning, having as objective to create an environment of friendly education, which will make possible, among others, an improvement in its content and quality, an interactive relationship between students and teacher and an auxiliary tool in presence classes. Therefore, technologies for a distributed system of education have been developed, trying to rescue classroom environment, but assuming the restrictions provoked by physical distance and lack os resources. This work treats about system maintenance by the team developers where they use the standard Web development and the use of free software. By this way, it becomes a valuable instrument for knowledge measuring. The text still presents a computational architecture of the purposed model, using systems of free code for its implementation.
Issue Date: 
28-Nov-2007
Citation: 
MORAIS, Aleciana Vasconcelos de. Implementação de um ambiente computacional para ensino à distância. 2007. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2007.
Time Duration: 
109 f. : il. (algumas color.)
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Ensino a distância
  • Linguagem de programação (Computadores)
  • Linguagem de programação orientada a objetos
  • SQL (Linguagem de programação de computador)
  • Distance learning
  • Virtual learning environment
  • Electric engineering
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/87265
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.