You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89157
Title: 
Efeito educativo de capa de caderno impressa com informações sobre avulsão e reimplante dentários, em estudantes da sexta série do ensino fundamental
Author(s): 
Sedlacek, Paulo
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • A avulsão dentária é causa frequente de perda de dente em crianças, adolescentes e adultos jovens. O dente avulsionado deve ser imediatamente reimplantado em seu alvéolo por qualquer pessoa no local do acidente e não apenas pelo cirurgião-dentista. Porém, a falta de conhecimento sobre trauma dentário é significante. Há a necessidade de um programa especial objetivando educar escolares em relação a procedimentos emergenciais nos casos de trauma dentário. Por esta razão, foram produzidos 134 cadernos escolares com capas contendo figuras e textos sobre avulsão e reimplante dentários, que foram distribuídos a 134 estudantes da sexta série do ensino fundamental (grupo experimental). Outro grupo semelhante (grupo controle), com 108 integrantes, recebeu cadernos escolares com capas sem informações relacionadas ao trauma dentário. A pesquisa foi desenvolvida em 2 escolas estaduais de Aaçatuba, SP, Brasil e, para prevenir interferências nos resultados, os grupos não foram desenvolvidos numa mesma escola. Após utilizarem os cadernos por 9 meses em sala de aula, os estudantes dos dois grupos responderam um questionário padronizado pela Teoria de Resposta ao Item, específico para avaliar conhecimento de escolares da sexta série do ensino fundamental de Araçatuba, SP, Brasil. Os Dados foram coletados e processados, usando-se o programa EPIINFO 2010. Setenta e sete por cento dos estudantes tinham idades em torno de 12 anos e 95% relataram praticar algum tipo de atividade física. Os resultados demonstraram que a utilização dos cadernos com as capas relacionadas à avulsão e ao trauma dentários, por 9 meses, proporcionou o conhecimento a esses estudantes sobre a chance do reimplante dentário, após avulsão. Também...
  • Tooth avulsion is a common cause of tooth loss in children, adolescents and young adults. The avulsed tooth should be immediately reimplanted into its socket, a procedure that can be performed by anyone at the accident site and not only by dental surgeons. However, the lack of knowledge about dental trauma is significant. It is necessary to increase the number of programs designed to educate school-aged students about emergency procedures to handle cases of dental trauma. For this reason, the educational effect of a printed notebook cover with information on tooth avulsion and replantation was evaluated in this study, after using them for 9 months by students of the sixth grade in a public school from Araçatuba city, SP , Brazil. To this purpose, 134 of these students (experimental group) received notebooks, whose cover was printed with illustrations and explanatory texts related to tooth avulsion and replantation. Another group received notebooks, whose covers were not related to dental trauma (control group). To avoid interferences in this etudy, each group was developed in a different school. An evaluation of the educational effects on students was performed at the end of the school year, through a specific questionnaire standatized... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
8-Feb-2013
Citation: 
SEDLACEK, Paulo. Efeito educativo de capa de caderno impressa com informações sobre avulsão e reimplante dentários, em estudantes da sexta série do ensino fundamental. 2013. 65 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2013.
Time Duration: 
65 f. : il. + 1 CD-ROM
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Avulsão dentária
  • Reimplante dentário
  • Educação
  • Tooth avulsion
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89157
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.