You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89249
Title: 
Testes cognitivos para avaliação de memória e aprendizado em cães (Canis lupus familiaris)
Author(s): 
Heckler, Marta Cristina Thomas
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O estudo avaliou o desempenho de cães adultos em testes cognitivos, para posteriormente identificar e monitorar alterações cognitivas em cães idosos, além de verificar a viabilidade e selecionar um dos testes para utilização na rotina clínica. Foram utilizados 15 cães adultos hígidos para os testes cognitivos de abordagem à recompensa, abordagem ao objeto, discriminação do objeto, aprendizado reverso, atraso não ligado à posição e atraso não ligado à amostra. Não houve diferença significativa no desempenho quanto ao número de dias quando comparados machos com fêmeas, cães de idade inferior ou superior a quatro anos, cães de peso inferior ou superior a 20 kg, e ainda cães treinados no ambulatório ou em sua própria casa em nenhum dos testes realizados. Os testes de atraso não ligado à posição (DNMP) e de atraso não ligado à amostra (DNMS) não apresentaram diferença significativa entre si. Já a comparação dos testes de discriminação do objeto com o aprendizado reverso apresentou diferença significativa. Conclui-se que o sexo, a idade analisada, o porte e o ambiente do animal não tiveram influência significativa no desempenho dos cães nos testes realizados. O teste de discriminação do objeto foi mais fácil aos cães do que o aprendizado reverso e os testes de DNMP e de DNMS apresentaram dificuldade semelhante aos cães. Sugere-se o teste de DNMP para ser utilizado na rotina clínica para avaliação de cães com alterações cognitivas por ser sensível e de rápido aprendizado
  • This paper evaluated the performance of adult dogs in cognitive tests, to after identify and monitor cognitive changes in older dogs, to verify viability and select one of the tests to use in clinical practice. 15 healthy adult dogs were used for the cognitive tests of reward approach learning, object approach learning, object discrimination learning, reversal learning, delay non-matched to position and delay non-matched to sample. There was no significant difference on number of days in performance when compared males with females, dogs younger or older than four years, dogs weighing less or more than 20 kg, and still trained dogs in the clinic or at home in any of the tests. The tests of delay non-matched to position (DNMP) and delay non-matched to sample (DNMS) showed no significant difference between them. The comparison between object discrimination test and reversal learning showed significant difference. We conclude that sex, age, size and environment of the animal had no significant influence on the performance of dogs in tests. The object discrimination test was easier to dogs than reversal learning and DNMP and DNMS had similar difficulty to the dogs. DNMP test is suggested to be used for routine clinical evaluation of dogs with cognitive impairments since it is sensitive and quickly learned
Issue Date: 
18-Feb-2011
Citation: 
HECKLER, Marta Cristina Thomas. Testes cognitivos para avaliação de memória e aprendizado em cães (Canis lupus familiaris). 2011. 60 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2011.
Time Duration: 
60 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Neurologia veterinaria
  • Cognitive dysfunction syndrome
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89249
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.