Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89355
- Title:
- Elementos de persuasão no discurso religioso: a comunicação por meio do mito
- Campos, Pedro Celso
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Este estudo analisa a função do mito na esfera do discurso religioso, fazendo um corte entre o auditório dos tempos bíblicos e as condições atuais de recepção. Através de breve análise tenta-se mostrar que ocorreram variações específicas no modo de anunciar o sagrado, preservando-se a essência da mensagem. Trata-se de refletir com os comunicadores católicos que tipo de mensagem o auditório espera hoje e como ela deve ser transmitida para atingir a persuasão tanto no sentido de evitar a evasão de fiéis, como de conquistar novos adeptos ou, ainda, de melhorar a qualidade do auditório.
- This study analyzes the use of mythical religious speech, contrating and comparing the difference between how the biblical message was conveyed verses the conveyance of the same message in modern times. Through a short analysis, it attempts to show speech has been used trough the ages with some variation at times in order to convey the essence of the sacred message. Finally it discusses the expectations of modern people and it suggests an approach to effectively transmit the message to today's society. It also attempts to convey the message in such a way as to improve prospects for attracting better people to the catholic faith.
- 1997
- CAMPOS, Pedro Celso. Elementos de persuasão no discurso religioso: a comunicação por meio do mito. 1997. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 1997.
- 155 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Religião - Discursos, ensaios, conferências
- Discourse
- Orator
- Hearer
- Persuason
- Myth
- Rite
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89355
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.