Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89384
- Title:
- Do fato à notícia e ao filme: o assalto ao trem pagador
- Gomes, Márcia Valéria Alves
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- O objetivo deste trabalho foi analisar criticamente a transposição de um relato de um fato real - o assalto ao trem pagador, ocorrido em 1960, no Rio de Janeiro e publicado pelo jornal O Globo - para o meio audiovisual, por meio da reprodução desse mesmo fato no discurso filmico do filme O assalto ao trem pagador, de 1962, obra cinematográfica que apresenta um releitura do factual com o objetivo de atingir o expectador do meio audiovisual. Tal objetivo foi estabelecido, porque percebemos que o discurso filmico tomou como fonte de informação o discurso jornalístico e constituiu outra versão do factual, que ora se aproxima e ora se afasta desse discurso. Tal versão foi adaptada às suas linguagens como meio audiovisual. Por meio da investigação das ocorrências das similaridades e das disparidades entre os discursos midiáticos e da produção de sentido no público-alvo de cada um desses meios, analisamos as estratégias discursivas que foram utilizadas pelos meios midiáticos para recriar um contexto verossímil com o fato real. Como acreditamos que o discurso jornalístico serviu como fonte de informação para a elaboração do discurso filmico, escolhemos um método que nos possibilitasse definir as semelhanças e diferenças entre esses discursos, portanto, optamos pelo método de análise comparativa. Concluímos, com essa análise, que cada meio utiliza a melhor estratégia discursiva na produção do conteúdo de seus produtos midiáticos, visando conquistar o interesse do seu público-alvo
- The aim of this work was to examine the implementation of a report about a fact critically: the robbery to a great payer train, which occurred in Rio de Janeiro (BR) in 1960 and whole news was published by O Globo, a Brazilian newspaper. We research how the factual was narrated buy audiovisual media, through the reproduction of that fact itself into a film discourse. We have found out that O assalto ao Trem Pagador presents a new reading of the facts in order to reach the expectator's audiovisual medium. Our goal was set as soon as it has been realized that the film discourse took the media discourse as a source of information to change the real facts into another version of the events, which now approaches and departs from media discourse. Such version had its newspaper language adapted to the audivisual media. Through the investigation of occurrences, similarities and differences between both media discourse and the meaning generation to the target audience of each means, newspaper and cinema, we have analyzed the discursive strategies that were used by the media means to recreate a believable context with the resemblance to the real fact. As we believe the journalistic discourse has served as a source of information for elaborating the film discourse, we chose a method allow us to define the similarities and differences between these discourses, thus we have opted for a comparative analytical methodology. We have concluded from this analysis that each medium tries to use the best communicative strategy, or strategies, in the production of a discursive content for their media products so that the product can capture the interest of their target audience
- 30-Aug-2010
- GOMES, Márcia Valéria Alves. Do fato à notícia e ao filme: o assalto ao trem pagador. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Unviersidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.
- 144 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Comunicação na tecnologia
- Comunicação visual - Discurso
- Comunicação midiática - Linguagens
- Mídia audiovisual
- Mídia impressa
- Language media
- Print media
- Audiovisual media
- Speech
- True fact
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89384
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.