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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89392
Title: 
A gestão da comunicação e da informação nas empresas contemporâneas sob a ótica da responsabilidade social
Author(s): 
Porém, Maria Eugênia
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • A informação e a comunicação se tornaram insumos estratégicos para as empresas, um valor agregado aos seus negócios e por meio delas, vantagem competitiva. Além disso, a responsabilidade social empresarial (RSE) despontou como princípios que agregam valores a sua imagem e reputação, sendo considerada na atualidade, uma postur empresarial. Desse modo, as empresas se daparam com um novo paradigma de gestão empresarial, onde a forma tradicional de se fazer negócios requer uma maior atenção na condução da comunicação interna e externa, considerando-se que seus públicos passaram a observar aspectos que vão além das características funcionais de seus produtos e operacionais de seus serviços, passando a incorporar em seus processos de decisão de compra aspectos intangíveis como a RSE. Com base nessas concepções contemporâneas de gestão, esta dissertação teve como foco de atenção oferecer subsídios à melhor compreensão deste novo cenário empresarial, considerando que a RSE, para ser incorporada nesses novos paradigmas de gestão empresarial requer, necessariamente, uma transformação nas formas de gerenciamento da informação e da comunicação - entendidas como ferramentas estratégicas que permitem a geração do conhecimento, a criação de valor e a aquisição de uma consciência da conduta ética e corporativa da empresa, como espelho de cultura organizacional e refletida para seus públicos internos e externos. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram apoiados em estudo de caso junto a uma empresa de comércio varejista da cidade de Bauru, considerada como uma empresa socialmente responsável. Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritivo e mediante o uso da técnica de entrevistas estruturadas, as quais foram realizadas com as lideranças consideradas como sendo mais representativas da empresa... .
  • Information and communication have become strategic input for companies, an aggregate value to its businesses and therefore competitive advantage. Moreover, company social responsability (CSR) rose within principles that add values to its image and reputation, as it is nowadays considered as company posture. That way, companies face a new management paradigm, in which traditional businesses require greater attention concerning internal and external communication, as their public pay attention to aspects that go beyond the functional characteristics of products and services, incorporating intangible aspects such as CSR to their purchase decisions. Based in these contemporary management conceptions, this dissertation focuses on offering subsidies to a best understanding of this new enterprise scene. For incorporating CSR to these new company management paradigms, a transformation of information and communication management is required. Such is understood as strategic tool that allow knowledge creation as well as conscience acquisition, both focusing on the corporative and ethical company behavior. Hence that becomes an organizational culture's mirror, reflecting for its external and internal public. To achieve such a goal, the methodological procedures are supported by a case study focused on a Bauru's retailing company, as it is taken as a socially responsible company. It leads to an exploratory-description field research, by using structuralized interviews technique, carried through amongst leaderships considered as the ones that better represented the company: direction, store managements, CSR department responsible, and publicity agency. The results point that, in several situations, forces are opposite to the CSR principles' incorporation. Whenever acting amongst the company such forces may create corporative fractures that demand adjustments...(Complete abstract, click electronic access below).
Issue Date: 
31-Mar-2005
Citation: 
PORÉM, Maria Eugênia. A gestão da comunicação e da informação nas empresas contemporâneas sob a ótica da responsabilidade social. 2005. 224 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
Time Duration: 
224 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Comunicação empresarial
  • Gestão da informação
  • Responsabilidade social da empresa
  • Enterprise communication
  • Information management
  • Company social responsability
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89392
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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