Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89411
- Title:
- Mídia impressa e leitor: uma leitura crítica e polissêmica
- Arantes, Helena Aparecida Gica
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Como a mídia impressa utiliza-se das linguagens verbal e visual para impor a sua ideologia e conquistar leitores/consumidores, para entender as relações de produção e recepção nos embasaremos nos pressupostos teóricos de Iser, Jauss e Barthes. Diferentes são os jornais e diferentes são os modos de oferecer informações sobre uma dada realidade, por isso selecionamos como corpus desse trabalho os jornais: Agora e Folha de S. Paulo. Pertencentes à mesma empresa, visam aleitores de classes sociais heterogêneas. Disto resulta a seleção de palavras e fotografias. O leitor com seu repertório constrói o sentido, atualizando o texto. Desta forma o referencial teórico da Estética da Recepção nos auxiliara a buscar os vazios deixados pelo texto.
- Since printe media uses verbal and visual language to impose its ideology and conquer readers/consumers, this study takes Iser's theoretical premises in order to understand the relations of production and reception. Newspapers are different from each other as are the ways to offer information about a given reality; thus, this work focuses tso newspapers: Agora and Folha de São Paulo. Both newspapers belong to the same corporation but they aim at readers coming from different social classes. Such condition results into a selection of words and photographs. The reader, making use of his/her repertory, constructs meaning, updating the text. This leads the theoretical referential of the Reception Esthetics to be of help in the search of the gaps left by the text.
- 18-Mar-2005
- ARANTES, Helena Aparecida Gica. Mídia impressa e leitor: uma leitura crítica e polissêmica. 2005. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
- 128 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Imprensa
- Análise do discurso
- Comunicação de massa e linguagem
- Leitura
- Mídia impressa
- Linguagem verbal e fotográfica
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89411
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.