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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89450
- Title:
- Comunicação sinestésica midiática
- Zatiti, Vera Helena Geraige
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Partindo da premissa de que o homem é um ser de percepção e comunicação sinestésicas, procede-se a uma investigação que visa a tangenciar os mais diversos aspectos da sinestesiologia - termo cunhado para, neste trabalho de pesquisa, designar o estudo da sinestesia como um dos princípios de comunicação, de modo abrangente. Os escritos de C. S. Peirce, em diálogo com outras áreas do conhecimento, destacando-se entre elas a comunicação, a biologia e as neurociências, portam-se como as principais bases para a fundamentação teórica das hipóteses e proposições formuladas sobre o fenômeno da sinestesia, como aqui esse tema foi tratado. Mediante um método lógico-hipotético, respaldado na visão pragmática peirceana, tecem-se conjecturas e inferências, que, embora lógicas, não têm o objetivo de postular, mas de oferecer novas considerações sobre a sinestesiologia, de modo a contribuir, cientificamente, para a amplitude investigativa desse tema. O homem, sinesteta em sua protopercepção, submete seus sentidos a um condicionamento cultural, processo que implica em mudança de hábitos e aquisição de novos hábitos. Conforme, porém, a doutrina sinequista, pela regência da lei da continuidade, defende-se aqui a potencialidade da percepção sinestésica, que, embora, em um estado anestésico, permanece vívida sob as espessas camadas da habituação. Entendese, portanto, que a percepção sinestésica original pode ser resgatada, não apenas pela sua latência no continuum da consciência, mas pela concepção de mente como matéria dotada de arbitrariedade e variabilidade...
- Departing from the standing point that man is a synesthetic perception and communication oriented being, we proceed a investigation that aims to deal with the most diverse aspects of synesthesiology - a term coined in this research paper to designate the study of synesthesia as one of the communication principles, in a comprehensive way. The works of C. S. Peirce, in a dialogue with other fields of knowledge, focusing among them communication, biology and neural-sciences, present themselves as the main basis for the theoretical foundations of the hypotheses and propositions formulated about the synesthesia phenomenon, as this theme has been treated herein. By means of a logical/hypothetical method, supported by the pragmatic peircean view, we have woven conjectures and inferences that, although logical, do not aim to postulate, but rather to offer new considerations about synesthesiology, so as to scientifically contribute to the investigative extent of that theme. The synesthetic man in his proto-perception submits his senses to a cultural conditioning, a process that implies a change of habits and the acquisition of new ones. However, according to the synechist doctrine, by means of the ruling of the continuity law, we defend herein the potentiality of synesthetic perception that, although, in an anesthetic state, remains vivid under the thick layers of habit. It is understood, therefore, that the original synesthetic perception may be rescued, not only because of its latency in the continuum of conscience, but also because of the conception of mind as a matter provided with arbitrariness and variability... (Complete abstract, click electronic address below)
- 9-Mar-2005
- ZATITI, Vera Helena Geraige. Comunicação sinestésica midiática. 2005. 253 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
- 253 p. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Comunicação de massa
- Sinestesia
- Semiotica
- Mídia
- Publicidade
- Communication
- Media
- Advertising
- Semiotics
- Synesthesia
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89450
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