You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89451
Title: 
Estratégias da comunicação no cinema pós-11 de setembro: a legitimação da guerra
Author(s): 
Cabral, Raquel
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Pensando nas sofisticadas estratégias da comunicação, que ora seduzem, ora inibem valores e legitimam ideologias, é que analisamos o cinema sob o ponto de vista político. Neste sentido, nos perguntamos: como estudar uma arte, que ao mesmo tempo em que é arte, é também um meio de comunicação? Acreditamos que, conhecer sua manifestação no interior das sociedades é também compreender como arte e política se relacionam, pautando e influenciando muitas vezes, o cotidiano das populações, no nosso caso, através de filmes e trailers de guerra. Assim, é que nossa pesquisa essencialmente qualitativa, interpreta o cinema: como espaço de mediação entre cultura, política, mercado e sociedade, um campo de batalha da comunicação social, que recria a guerra cinematográfica para discutir ou reafirmar valores que promovem e incentivam conflitos; para criticar posicionamentos políticos, para resistir à hegemonia nas suas mais diversas faces e quem sabe assim, vir a apontar os caminhos rumo a uma cultura da paz.
  • We analyze the cinema under a political a point of view when we think about high strategy of communications, which sometimes enchant or sometimes hinder values and became truth some ideology. This way, we ask ourselves: how study an art, which the same time is an art and also media? We believe on knowing this manifestation in the inner of societies is also understand how art and politic are related, they often show and flow into the daily life of the people, in our condition, this influence is through war films and war trailers. So, in our quality survey we explain the cinema like a space of meditation among culture, politic, market and society, a battle field of social communication, where rebuild a war of the cinema to discuss or to reaffirm values which promote and estimulate conflicts, criticize politics attitude, to resist to the hegemony in their different ways and who knows, point a way to a culture of peace.
Issue Date: 
30-Nov-2006
Citation: 
CABRAL, Raquel. Estratégias da comunicação no cinema pós-11 de setembro: a legitimação da guerra. 2006. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006.
Time Duration: 
115 f. : il. + anexo
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Comunicação
  • Cinema
  • Estrategia
  • Política
  • Communication
  • Strategy
  • Cine
  • Politics
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89451
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.