You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89539
Title: 
As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico
Author(s): 
Fantauzzi, Elizabeth
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O objetivo deste trabalho é discutir o potencial uso da televisão digital - TVD no campo pedagógico, tendo como ponto de partida os desafios impostos à prática docente, frente ao controle aparecimento de tecnologias interativas no que se refere à aquisição de novas habilidades e competências para uso das tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, nos processos de ensino existentes. Por tratar-se de um estudo relacionado à integração das TIC nos processos pedagógicos e por levar em conta a área de atuação e perfil da pesquisadora, escolheu-se a pesquisa qualitativa, tendo como foco a observação participante e entrevistas por meio de questionário estruturado online. Fazem parte do escopo deste trabalho o papel social do professor, sua formação e aquisição de competências necessárias à sua práxis; além da análise do cenário tecnológico atual e do perfil diferenciado dos alunos habituados a conviver em um contexto transmidiático. O referencial teórico embasa uma sugestão de modelos de formação e oficinas para professores e possíveis usos da TVD na educação, com o intuito de colaborar com a integração de tecnologias nos processos de ensino em consonância com as demandas sociais e culturais da atualidade, procurando aproximar, ainda mais, o professor dos alunos e do contexto o qual estão inseridos
  • The objective of this paper is to discuss the potential use of digital television - DTV in the pedagogical field, taking as its starting point the challenges to the teaching practice, as it confronts the constant development of interactive technologies in relation to the acquisition of new skills and competencies in using information and communication technologies - ICT in the processes of current teaching. Because it is a study related to the integration of ICT in teaching and takes into account the area of teaching and the profile of the researcher, a qualitative research approach was taken, focusing on participant observation and interviews through a structured online questionnnaire. Part of the scope of this paper is the social role of the teacher, his training and skills necessary for his practice, as well as analysis of the current technological scene and different profiles of students who are used to living in a context of transmedia. The theoretical model entails a suggestion of models of training and workshops for teachers and potential uses of DTV in education, with the intention of assiting in the integration of technology in the processes in line with today's social and cultural demands, seeking to bring the teacher sloser to the students and the context in which they are living
Issue Date: 
25-Mar-2011
Citation: 
FANTAUZZI, Elizabeth. As TIC e o professor: uma reflexão sobre o potencial uso da TV digital no campo pedagógico. 2011. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
Time Duration: 
159 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação - Formação de professores
  • Tecnologia da informação
  • TV digital - Formação de professores
  • Education media - Teacher training
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/89539
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.