Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90195
- Title:
- Indisciplina escolar e relação professor - aluno, uma análise sob as perspectivas moral e institucional
- Zandonato, Zilda Lopes
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- A pesquisa investigou as diferentes visões de alguns autores relativas à indisciplina e violência e analisou as ligações entre indisciplina escolar e relações professor-aluno. A discussão sobre indisciplina escolar e relações professor-aluno se deu sob duas perspectivas: a moral e a institucional. A perspectiva moral foi focalizada a partir do referencial piagetiano sobre a teoria do desenvolvimento moral e a perspectiva institucional foi enfocada a partir de autores como Aquino e Guirado. Apresentamos a investigação realizada durante cinco sessões de observações em três classes de terceiras séries do Ciclo I do Ensino Fundamental de três escolas municipais de Presidente Prudente. Além das observações, aplicamos um questionário a três alunos de cada classe e às três professoras das respectivas classes. Os dados obtidos foram tabulados e descritos, de acordo com sua propriedade. Estes mesmos dados foram examinados e discutidos posteriormente tendo como referência as duas perspectivas propostas para análise. As três escolas investigadas chamadas de Escola 1, de Escola 2 e de Escola 3 apresentaram características diferentes com referência às relações professor-aluno. Na Escola 1 encontramos relações marcadas pelo respeito unilateral, onde a professora mantinha uma postura autoritária em que buscava cumprir o papel de transmissora de conteúdos científicos e morais. Na Escola 2 observamos um ambiente em estado de anomia, onde não pôde ser percebida a responsabilização por papéis institucionais ou de referência moral, a não ser em atitudes pontuais como o uso mecânico de frases de cunho reflexivo. Na Escola 3 encontramos um ambiente em que as influências externas parecem determinar as relações inter pessoais, inclusive entre professor-aluno e retrata a descrença do professor no poder transformador da educação escolar...
- The research investigated the different views of some authors regarding to the indiscipline and violence and analyzed the link between school indiscipline and relationships teacher-student occured under two perspectives: the morals and the institutional. The moral perspective was focused on the piagetiana theory about the moral development and the institutional perspective was focused on authors as Aquino and Guirado. We present the investigation that took place in five sessions of observations in three classes of third grade in Cycle I of Fundamental teaching in three municipal schools of Presidente Prudente. Besides these observation, we applied a questionnaire to three students of each observed class and to three teachers of the respective classes. The obtained dates were tabulated and described, according to its property. These same dates we analyzed and talked over under the reference of the two perspectives proposed. The three investigated schools called: School 1, School 2 and School...(Complete abstract, click electronic access below)
- 2004
- ZANDONATO, Zilda Lopes. Indisciplina escolar e relação professor - aluno, uma análise sob as perspectivas moral e institucional. 2004. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2004.
- 191 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Moral institucional
- Relationships teacher-student
- Institutional ´perspective
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90195
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.