You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90200
Title: 
Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
Author(s): 
Leone, Naiara Mendonça
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Abstract: 
  • Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, teve por objetivo investigar as necessidades formativas de professores em início de carreira que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP, a fim de oferecer subsídios para a construção de projetos de formação contínua nos quais as necessidades desses novos docentes possam ser refletidas, discutidas e trabalhadas. Para tanto, procuramos responder às seguintes indagações: Como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivencia o período inicial da docência em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP? E, nesse contexto, quais são as suas necessidades de formação contínua? O referencial teórico assumido envolveu estudos sobre: formação de professores, desenvolvimento profissional docente, início da carreira docente e necessidades formativas. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo-explicativo. Os sujeitos participantes foram nove professores com até cinco anos de experiência no magistério que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP. A coleta dos dados da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, selecionamos como procedimento metodológico a aplicação de questionário ao conjunto dos professores iniciantes, com a finalidade de obter informações relativas aos dados de identificação desses professores e às experiências por eles vivenciadas no início da carreira docente. Já a segunda etapa compreendeu a realização de duas entrevistas semi-estruturadas de grupo, com quatro professoras iniciantes cada uma, por meio das quais buscamos esclarecer, aprofundar e complementar as informações obtidas no questionário. Os dados relativos ao perfil dos professores...
  • This work, linked to the research line “Public Policy, School Organization and Teachers Education”, aimed to investigate the training needs of teachers in early career working in the early years of elementary school, in public schools in the municipal Rancharia - SP, in order to provide subsidies for the construction of projects in which the training needs of these new teachers will be reflected, discussed and worked. To this end, we seek to answer the following questions: As the teacher of the early years of elementary school experiences the initial period of teaching in public schools in the municipal Rancharia - SP? And in this context, what are your training needs? The theoretical studies undertaken involved: teacher training, teacher professional development, early teaching career and training needs. This research approach is qualitative and descriptive-explanatory. The subject were nine teachers with up to five years of teaching experience who worked in the early years of primary education in public schools in the municipal Rancharia - SP. The collecting of survey data was developed in two stages. In the first, selected as the methodological procedure a questionnaire to all beginning teachers in order to obtain data regarding the identification of these teachers and the experiences they experienced in the early teaching career. The second step involved the holding of two semistructured group, beginning with four teachers each, through which we seek to clarify, deepen and complement the information obtained through the questionnaire. The data regarding the profile of the teachers were tabulated with the help of SPSS software and other information, were transcribed, organized, coded and analyzed from the perspective of content analysis... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
9-Sep-2011
Citation: 
LEONE, Naiara Mendonça. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. 320 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
Time Duration: 
320 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Professores - Formação
  • Necessidades formativas
  • Professores Iniciantes
  • Formação Contínua
  • Training Needs
  • Beginning Teachers
  • Education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90200
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.