You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90320
Title: 
A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara
Author(s): 
Carmello Neto, Artur
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Foi realizado um estudo sobre o Projeto Pedagogia Cidadã com o objetivo de apontar aspectos para futuras reflexões sobre o modelo de formação docente em exercício. Para isso a pesquisa realizou uma análise da LDB 9394/97 e o reflexo desta legislação sobre formação docente procurando oferecer elementos para melhor compreensão do Projeto Pedagogia Cidadã na formação dos professores. A pesquisa procurou ainda analisar e discutir as teorias educacionais intrínsecas no Projeto apontando elementos positivos e negativos deste modelo de formação de docente. A pesquisa realizou ainda um estudo de caso da Pedagogia Cidadã da cidade de Araraquara por meio de observação, analise de documentos e entrevistas a fim de avaliar os seus resultados no município. Foram entrevistados professores doutores envolvidos no Projeto, assim como professores alunos. Ao mesmo tempo em que estudo foi sendo desenvolvido, análises foram realizadas no sentido de identificar a viabilidade deste modelo de formação de professor diante do contexto proposto pela LDB 9394/96. Enfim este estudo procurou visualizar um pouco melhor este modelo de formação de professor, assim como sua eficiência ou ineficiência na formação de professores.
  • Was conducted a study on the Project Citizen education with the objective of pointing out aspects for future considerations on the model of teacher training in exercise. Therefore the search conducted a review of the LDB 9394/97 and reflection of this legislation on teacher training elements seeking to offer better understanding of Project Citizen education in the training of teachers. The survey also sought review and discuss the intrinsic educational theories pointing at Project positive and negative elements of this model of teacher training. The search took even a case study of pedagogy citizen of the city of Araraquara through observation, review of documents and interviews to assess their results in the municipality. We interviewed doctors involved in the project teachers, as well as teachers students. While we study was being developed, analyses were performed to identify the feasibility of this model of teacher training before the 9394/96 context proposed by the LDB 9394/96. Finally this study sought to show a little better this model of teacher training, as well as its efficiency or inefficiency in the training of teachers.
Issue Date: 
22-Feb-2008
Citation: 
CARMELLO NETO, Artur. A pedagogia cidadã e a formação do professor: um estudo de caso da pedagogia cidadãda cidade de Araraquara. 2008. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
Time Duration: 
122 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação - Brasil
  • Ensino
  • Professores - Formação
  • Legislação
  • Emergency Program
  • Legislation Education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90320
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.