Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90327
- Title:
- A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino
- Kawachi, Cláudia Jotto
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- O objetivo deste estudo é verificar as potencialidades da música como recurso didáticopedagógico na aula de língua inglesa. Acreditamos que o uso da música pode contribuir para o envolvimento dos alunos com atividades na língua-alvo, influenciando positivamente na motivação dos estudantes, que, diante da situação de desprestígio do ensino de inglês, acabam se desinteressando pela aprendizagem. A investigação foi realizada em duas séries do ensino fundamental e uma série do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. Os dados foram analisados com base na bibliografia da área, à luz das teorias de motivação, educação musical e abordagens de ensino. Os resultados obtidos foram positivos confirmando a hipótese deste trabalho de que é possível despertar o interesse dos aprendizes por meio da música, já que esta é uma distração reconhecidamente apreciada por adolescentes. Assim, partindo de um recurso motivador para esses alunos, foi possível elaborar atividades que atingissem o objetivo principal deste trabalho, isto é, a utilização da música como recurso significativo no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira na rede pública. Esta pesquisa pode contribuir com estudos relacionados à produção de material didático na medida em que, com o auxílio da música, foi possível elaborar atividades que estimularam as quatro habilidades da língua – leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, desenvolvendo, também, o trabalho com vocabulário, aspectos gramaticais e interpretação de texto, mantendo-se, durante as aulas, uma associação entre o conteúdo delas e o recurso estudado.
- The aim of this study is to verify the potential of music as a pedagogic resource in the English class. We believe that the use of music may contribute to students’ involvement with the activities in the target language, as it positively influences in students’ motivation which is sometimes affected by the feeling of disregard that surrounds English classes in Brazil, often leaving students uninterested in learning. The investigation was done with two classes of the elementary school and with one group of high school. The data were analyzed based on the bibliography of the area, considering the theories of motivation, musical education and teaching methodologies. The results were very positive and confirmed the hypothesis of this study, that it is possible to awake students’ interest through the use of music, since this is an important hobby appreciated by teenagers. Therefore, with the use of a motivating resource for these students, it was possible to develop activities that reached the main goal of this study, that is, the use of music as a significant resource in the process of teaching and learning English as a foreign language in public schools. This research can contribute to studies about the production of teaching material because, with the aid of songs, it was possible to develop activities that stimulated the four language skills – reading, writing, speaking and listening. Moreover, we could improve the work with vocabulary, grammar aspects, text comprehension, trying to keep during the classes an association between their content and the resource studied.
- 27-Feb-2008
- KAWACHI, Cláudia Jotto. A música como recurso didático-pedagógico na aula de língua inglesa da rede pública de ensino. 2008. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
- 141 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação - Brasil
- Ensino
- Língua inglesa - Estudo e ensino
- Motivação na educação
- Música
- Motivation in education
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90327
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.